Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Almeida, Sheila Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17211 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a29 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024822 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisa práticas de leitura de materiais impressos de divulgação científica de pais e alunos de uma escola pública e a relação com a constituição de leitores de uma revista de divulgação científica para crianças. Para a realização desta investigação, elaboramos dois questionários. O primeiro, enviado às famílias, teve o objetivo de investigar os materiais de leitura presentes no ambiente familiar e as preferências de leitura. O segundo questionário foi respondido pelas crianças, em sala de aula, com o objetivo de analisar o conhecimento sobre a única revista de divulgação científica produzida no Brasil para o público infantil. Conforme evidenciam os dados, a maioria das crianças não conhecem a Ciência Hoje das Crianças, embora algumas reconheçam marcas necessárias ao início da construção de significados que imprimem compreensibilidade à aquisição de competências de leitura. A interação de textos de divulgação científica depende das práticas de leitura ensejadas, sobretudo na escola, principal agência de letramento em nossa sociedade. | - |
Descrição: dc.description | This work analyzes the reading practices of printed materials of scientific divulgation of parents and students of a public school and the relation of these practices with the constitution of readers of a magazine of scientific divulgation for children. To carry out this investigation, we developed two questionnaires. The first of them, sent to families, with the objective of investigating the reading materials present in the family environment and reading preferences. The second questionnaire was answered by the children in the classroom in order to analyze their knowledge about the only scientific dissemination magazine produced in Brazil for children. As evidenced by the data, most children do not know Ciência Hoje das Crianças, although some recognize marks necessary for the beginning of the construction of meanings that imprint comprehensibility to the acquisition of reading skills. The interaction of scientific dissemination texts depends on the reading practices, especially at school, the main literacy agency in our society. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Familia | - |
Título: dc.title | Retratos de (não) leitores de artigos de divulgação científica. | - |
Título: dc.title | Portraits of (not) scientific release article readers. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: