
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Robert, André D. | - |
| Autor(es): dc.creator | Guimarães, Michele Hidemi Ueno | - |
| Autor(es): dc.creator | Plaisance, Eric | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19379 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26991 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024797 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo aborda a questão das identidades profissionais dos professores franceses dos ensinos primário e secundário, por meio do prisma da filiação e das influências sindicais. Um desvio pela história, da segunda metade do século XX, constitui uma chave para compreender a transição de uma situação de forte hegemonia sindical para uma situação de claro enfraquecimento contemporâneo. É, então, analisado como isso se reflete nos resultados das eleições profissionais e como, no contexto do aumento das ofertas sindicais, o sindicalismo se mostra mais difícil de ser compreendido aos olhos dos professores, assim como a influência do seu declínio também advém de mudanças nos arranjos administrativos para a gestão da carreira. Para concluir, são examinadas algumas questões sindicais vigentes, em torno do “reconhecimento” profissional, do repertório da ação sindical e do próprio exercício da profissão. | - |
| Descrição: dc.description | This article examines the professional identities of French primary and secondary school teachers through the lens of trade union membership and influence. A detour through the history of the second half of the 20th century provides a key to understanding the transition from strong union hegemony to a clear weakening today, and the effect of this weakening on professional election results. The article then considers how the multiplicity of trade unions on offer impact on teachers’ understanding of the sector, while changes in the administrative procedures for managing careers also result in a decline in influence. We conclude by examining some current issues in teachers’ unions around professional ‘recognition’, the repertoire of industrial action and actual working conditions. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sindicatos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Questões contemporâneas | - |
| Título: dc.title | Os professores franceses, sua representação sindical e a questão da sua identidade profissional. | - |
| Título: dc.title | French teachers, their representation by unions and the question of their professional identity. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: