Os professores franceses, sua representação sindical e a questão da sua identidade profissional.

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Autor(es): dc.creatorRobert, André D.-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Michele Hidemi Ueno-
Autor(es): dc.creatorPlaisance, Eric-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:48:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:48:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19379-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5585/eccos.n70.26991-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024797-
Descrição: dc.descriptionO artigo aborda a questão das identidades profissionais dos professores franceses dos ensinos primário e secundário, por meio do prisma da filiação e das influências sindicais. Um desvio pela história, da segunda metade do século XX, constitui uma chave para compreender a transição de uma situação de forte hegemonia sindical para uma situação de claro enfraquecimento contemporâneo. É, então, analisado como isso se reflete nos resultados das eleições profissionais e como, no contexto do aumento das ofertas sindicais, o sindicalismo se mostra mais difícil de ser compreendido aos olhos dos professores, assim como a influência do seu declínio também advém de mudanças nos arranjos administrativos para a gestão da carreira. Para concluir, são examinadas algumas questões sindicais vigentes, em torno do “reconhecimento” profissional, do repertório da ação sindical e do próprio exercício da profissão.-
Descrição: dc.descriptionThis article examines the professional identities of French primary and secondary school teachers through the lens of trade union membership and influence. A detour through the history of the second half of the 20th century provides a key to understanding the transition from strong union hegemony to a clear weakening today, and the effect of this weakening on professional election results. The article then considers how the multiplicity of trade unions on offer impact on teachers’ understanding of the sector, while changes in the administrative procedures for managing careers also result in a decline in influence. We conclude by examining some current issues in teachers’ unions around professional ‘recognition’, the repertoire of industrial action and actual working conditions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectSindicatos-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade profissional-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões contemporâneas-
Título: dc.titleOs professores franceses, sua representação sindical e a questão da sua identidade profissional.-
Título: dc.titleFrench teachers, their representation by unions and the question of their professional identity.-
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