Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Tolentino, Jucileide das Dores Lucas | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14497 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.33871/22385800.XXXX.X.XX.X-XX | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024779 | - |
Descrição: dc.description | No presente artigo, investiga-se o papel do engajamento na motivação para aprender Matemática em um grupo de alunas do curso de Pedagogia de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. O foco das atividades do grupo estava na construção de conhecimentos matemáticos e na autorregulação da aprendizagem. O estudo se fundamentou em algumas noções centrais da Teoria Social Cognitiva (em particular, a motivação para aprender). A metodologia, de abordagem qualitativa, envolveu: observação de aulas de duas disciplinas voltadas para o ensino de Matemática, pertencentes ao referido curso; questionários e registros produzidos pelas participantes do grupo de estudos, bem como gravações de reuniões do mesmo. Os resultados evidenciam que tanto a natureza do relacionamento estabelecido entre as participantes e a pesquisadora (caracterizado pelo respeito mútuo e confiança) quanto a dinâmica dos encontros (com momentos de retomada das atividades realizadas em sala de aula e momentos de reflexão sobre a própria aprendizagem) favoreceram o engajamento nas tarefas propostas no grupo de estudos. E esse engajamento contribuiu para fortalecer a motivação para aprender Matemática das participantes da investigação. | - |
Descrição: dc.description | This paper investigates the role of engagement in the motivation to learn Mathematics for a group composed of students from a Pedagogy course at a public university in Minas Gerais. The group focuses on the self-regulation of learning and the construction of mathematical knowledge. We based this study on some central notions of the Cognitive Social Theory, in particular, the motivation to learn. The methodology with a qualitative approach involved the observation of classes of two subjects within the Pedagogy course, which focused on the teaching of Mathematics, questionnaires, and records produced by the study group participants, as well as the recordings of their meetings. The results show that both the nature of the relationship established between the participants and the researcher, characterized by mutual respect and trust and the dynamics of the meetings which had moments to resume classroom activities and moments to reflect on their learning, favored the engagement in the tasks proposed in the study group. And this engagement contributed to strengthening the research participants' motivation to learn Mathematics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação para aprender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupo de estudos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation to learn | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study group | - |
Título: dc.title | O engajamento em um grupo de estudos como fator de motivação para aprender matemática : uma pesquisa com estudantes de pedagogia de uma instituição pública de Minas Gerais. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: