Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Christal, Wendel Cássio | - |
Autor(es): dc.creator | Laranjeira, Rómina de Mello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16195 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6604 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024746 | - |
Descrição: dc.description | No âmbito da literatura para crianças, as relações étnico-raciais constituem um tema ainda pouco abordado ao nível da pesquisa, bem como na formação do professor de língua portuguesa no ensino superior, no contexto português. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, além de inquérito preliminar sobre a temática a professores do ensino básico, de escolas da Amadora, em Portugal. A pesquisa evidencia que o combate ao racismo e ao preconceito étnico-racial podem ser tra- balhados no âmbito da leitura literária, sendo necessário um diálogo entre os documentos recentemente homologados e a área de língua portuguesa, bem como uma formação específica do professor do 1o ciclo, em função do potencial que a literatura apresenta para abordar questões de educação para a cidadania. | - |
Descrição: dc.description | In the field of Children’s literature, in the Portuguese context, ethnic-racial relations is a subject not yet addressed at the level of research, as well as in the training of the Portuguese language teacher in higher education. A bibliographical, documentary and empirical research were carried out, and a prelimi- nary survey on the subject was applied to primary school teachers from Amadora schools in Portugal. The research shows that the fight against racism and ethnic-racial prejudice can be worked out in literary reading, requiring a dialogue between the recently approved documents and the area of the Portuguese language, in addition to a specific training for 1st cycle teachers, due to the potential that the Portuguese language literature presents to address issues of education for citizenship. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infant juvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Título: dc.title | Literatura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal. | - |
Título: dc.title | Children’s literature and ethnic-racial relations : reflections on teacher training in the 1st cycle of basic education in Portugal. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: