OAEM : o apoio inicial na trajetória acadêmica dos discentes do departamento de engenharia de minas da UFOP.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlves, Maria Teresa Fernandes Matos-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Francielle Câmara-
Autor(es): dc.creatorNatividade, Lucas Rocha-
Autor(es): dc.creatorCipriano, Paloma Paula Gomes-
Autor(es): dc.creatorSantos, Gabriel dos-
Autor(es): dc.creatorPereira, Carlos Alberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:48:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:48:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18742-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.55905/oelv22n1-119-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024742-
Descrição: dc.descriptionNa universidade, quando um estudante se matricula em um curso de engenharia, preocupações podem surgir imediatamente em relação aos novos desafios que eles enfrentarão, incluindo receios sobre o novo ambiente social, novas responsabilidades e disciplinas de educação básica desafiadoras. É justamente nessa fase inicial dos estudos de graduação que os estudantes podem se sentir desamparados, levando a altas taxas de desistência que podem ser evitadas por meio de orientação e apoio inicial. No Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN) da UFOP, o projeto Orientação Acadêmica da Engenharia de Minas (OAEM) foi criado em maio de 2013, com o objetivo de acolher os calouros do curso e auxiliá-los ao longo do primeiro semestre, proporcionando encontros que abrangem diversos tópicos, incluindo as oportunidades que a universidade e o departamento podem oferecer, bem como conversas e palestras com professores e ex-alunos. Como resultado, ao longo de seus 10 anos de atuação, a OAEM tem se mostrado um projeto crucial no combate à taxa de evasão, impactando positivamente seus participantes, ao mesmo tempo em que busca melhorias para proporcionar ainda mais conforto diante das dificuldades enfrentadas pelos novos estudantes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsThe Observatorio de La Economía Latinoamerican uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Observatorio de La Economía Latinoamerican <https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/about>. Acesso em: 01 ago. 2024-
Palavras-chave: dc.subjectApoio-
Palavras-chave: dc.subjectCalouro-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia-
Palavras-chave: dc.subjectImpactos-
Título: dc.titleOAEM : o apoio inicial na trajetória acadêmica dos discentes do departamento de engenharia de minas da UFOP.-
Título: dc.titleOAEM : initial support in the academic trajectory of students from the department of mining engineering at UFOP.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.