Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Alves, Maria Teresa Fernandes Matos | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Francielle Câmara | - |
Autor(es): dc.creator | Natividade, Lucas Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Cipriano, Paloma Paula Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Gabriel dos | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Carlos Alberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18742 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/oelv22n1-119 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024742 | - |
Descrição: dc.description | Na universidade, quando um estudante se matricula em um curso de engenharia, preocupações podem surgir imediatamente em relação aos novos desafios que eles enfrentarão, incluindo receios sobre o novo ambiente social, novas responsabilidades e disciplinas de educação básica desafiadoras. É justamente nessa fase inicial dos estudos de graduação que os estudantes podem se sentir desamparados, levando a altas taxas de desistência que podem ser evitadas por meio de orientação e apoio inicial. No Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN) da UFOP, o projeto Orientação Acadêmica da Engenharia de Minas (OAEM) foi criado em maio de 2013, com o objetivo de acolher os calouros do curso e auxiliá-los ao longo do primeiro semestre, proporcionando encontros que abrangem diversos tópicos, incluindo as oportunidades que a universidade e o departamento podem oferecer, bem como conversas e palestras com professores e ex-alunos. Como resultado, ao longo de seus 10 anos de atuação, a OAEM tem se mostrado um projeto crucial no combate à taxa de evasão, impactando positivamente seus participantes, ao mesmo tempo em que busca melhorias para proporcionar ainda mais conforto diante das dificuldades enfrentadas pelos novos estudantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | The Observatorio de La Economía Latinoamerican uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Observatorio de La Economía Latinoamerican <https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/about>. Acesso em: 01 ago. 2024 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apoio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calouro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impactos | - |
Título: dc.title | OAEM : o apoio inicial na trajetória acadêmica dos discentes do departamento de engenharia de minas da UFOP. | - |
Título: dc.title | OAEM : initial support in the academic trajectory of students from the department of mining engineering at UFOP. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: