
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Alexandra Matilde Resende | - |
| Autor(es): dc.creator | Guarda, Vera Lúcia de Miranda | - |
| Autor(es): dc.creator | Alves, Kerley dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20351 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://ibeasa.org/wp-content/uploads/2021/01/Ecologias-das-aguas.pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024715 | - |
| Descrição: dc.description | As mulheres são consideradas as principais gestoras das águas nas atividades domésticas. Em contrapartida, assumem atividades secundárias em espaços participativos relacionados à tomada de decisão sobre a água. Para o uso sustentável deste recurso é necessária a participação de todos em busca da sua preservação. O objetivo desse estudo foi identificar a consonância das legislações brasileiras e das determinações das agências internacionais com a participação feminina na gestão pública da água. O estudo foi realizado sob a forma de levantamento bibliográfico, nas bases de dados Scielo, PubMed e Google Acadêmico. Artigos publicados entre 1989 e 2019, utilizando os descritores gestão das águas, legislação, participação e mulheres foram selecionados. O resultado mostrou que várias reuniões internacionais estabeleceram a importância da participação das mulheres na gestão da água para um desenvolvimento mais sustentável e a garantia de acesso ao recurso a todos. A participação delas foi garantida, também, pela Política Nacional de Recursos Hídricos e pela Constituição Federal, mostrando-se essencial para a efetividade da democracia participativa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Nova Cambuquira | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Participação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão das águas | - |
| Título: dc.title | O acesso e a acessibilidade universais à água, à sustentabilidade ambiental e à igualdade de gênero. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: