Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Maia, Cristina de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Duarte, Marcelo Barboza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12206 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024696 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo verificar como educandos da Rede Pública de ensino do Município de Niterói/RJ percebem o fenômeno da violência nas suas comunidades e como esta percepção se evidencia em seus discursos. Para isso foi aplicado um questionário semiestruturado com questões objetivas e uma discursiva, no qual foi respondido por 120 estudantes com idades entre 13 e 17 anos da Rede Estadual de Ensino de escolas da Zona Norte de Niterói, estado do Rio de Janeiro. As respostas às questões objetivas foram analisadas quantitativamente e à questão discursiva por meio de técnica categorial, onde as categorias eram os itens escolhidos nas respostas dos estudantes. As questões discursivas foram analisadas qualitativamente, gerando uma análise quanti-qualitativa. Verificamos também resultados de pesquisas análogas, e a discussão foi construída à luz dos teóricos Albert Bandura, Michel Foucault e Lev Vygotsky, no qual se mostrou que nossos dados são suportados pela literatura. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to verify how students of the Public Education Network of the Municipality of Niterói / RJ perceive the phenomenon of violence in their communities and how this perception is evident in their speeches. For this purpose, a semi - structured questionnaire with objective questions and a discursive questionnaire were applied, in which 120 students aged 13 to 17 years were answered from the State School Network of Schools in the Northern Zone of Niterói, Rio de Janeiro state. The answers to the objective questions were analyzed quantitatively and to the discursive question by means of categorial technique, where the categories were the chosen items in the answers of the students. The discursive questions were analyzed qualitatively, generating a quanti-qualitative analysis. We also found results of similar researches, and the discussion was constructed in the light of the theorists Albert Bandura, Michel Foucault and Lev Vygotsky, in which it was shown that our data are supported by the literature. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Saberes: Revista Interdisplinar de Filosofia e Educação estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Saberes: <https://periodicos.ufrn.br/saberes/about/submissions>. Acesso em: 18 maio 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación | - |
Título: dc.title | O impacto da violência na percepção de estudantes da educação básica - Niterói-RJ. | - |
Título: dc.title | The impact of violence on the perception of students of basic education - Niterói-RJ. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: