Aprender a ensinar no estágio supervisionado : a profissionalidade docente como referência.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPires, Nair Aparecida Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:48:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:48:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18335-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.33054/ABEM202331107-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024689-
Descrição: dc.descriptionEste ensaio tem como foco discutir a formação de professores de música, com foco na aprendizagem da docência no estágio supervisionado. Tomando como ponto de partida a ideia de formar para uma profissão, os argumentos construídos se apoiam em conceitos como formação, profissionalidade, identidade e socialização para defender a seguinte tese: o curso de Licenciatura em Música forma professores de música para ensinar música, e os processos de socialização ao longo do estágio supervisionado contribuem para construir identidades e profissionalidades docentes. A concepção de estágio supervisionado como rito de transição e espaço de múltiplos encontros embasa a proposta de uma abordagem didática para aprender a ensinar música, que tem como referência a profissionalidade do grupo profissional. Os Ciclos de Aprendizagem organizados em três fases podem se resumir da seguinte maneira: ele faz (professor supervisor), nós fazemos (professor supervisor e licenciando), eu faço (licenciando). A sugestão é de que o licenciando tenha experiência com diferentes tipos de ações didáticas de gestão da classe e gestão dos aprendizados. As fases pensadas como processo podem ser organizadas de acordo com a necessidade de desenvolvimento profissional de cada licenciando. O registro e a reflexão sobre o conteúdo dos diferentes Ciclos de Aprendizagem, configurados ao longo do curso, podem contribuir para trazer à luz o processo de construção da identidade e profissionalidade do futuro professor, nos cursos de Licenciatura em Música.-
Descrição: dc.descriptionThis essay focuses on discussing the formation of music teachers, with a focus on learning teaching in the supervised internship. Taking as a starting point the idea of training for a profession, the arguments are based on concepts such as training, professionality, identity and socialization to defend the following thesis: the degree course in music trains music teachers to teach music, and the processes of socialization throughout the supervised internship contribute to building teacher identities and professionality. The conception of supervised intership as a transition rite and a space for multiple encounters supports the proposal of a didactic approach to learn to teach music, which has as a reference the professionality of the professional group. The Learning Cycles organized in three phases can be summarized as follows: he does (supervising teacher), we do (supervising teacher and graduate student), I do (graduate student). The suggestion is that the graduate student goes under the experience with different types of didactic actions of class management and learning management. The phases designed as a process can be organized according to the professional development needs of each undergraduate. The record and reflection on the content of the different Learning Cycles configured throughout the course can contribute to bring to light the process of building the identity and professionality of the future teacher in Music Education courses.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista da ABEM permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/6643> . Acesso em: 13 ago 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de música-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionalidade-
Título: dc.titleAprender a ensinar no estágio supervisionado : a profissionalidade docente como referência.-
Título: dc.titleLearn to teach in supervised internships : teaching’ professionality as a reference.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.