Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDutra, Anelise Fonseca-
Autor(es): dc.creatorSouza Junior, Plinio Carvalho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:48:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:48:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16153-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35945-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024658-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como objetivo a análise das partes de um material didático de Português como Língua Estrangeira (PLE) dedicadas ao ensino de cultura / interculturalidade. Para tanto, nos ancoramos em um suporte teórico que abrange os estudos sobre interculturalidade (Byram, 1997), em especial a interculturalidade crítica (Walsh, 2009; Byram, 1997), e decolonialidade (Quijano, 2005; Walsh, 2009)), estudos esses que apontam para a necessidade da abordagem de problemas sociais em sala de aula. Após a análise do material didático e discussão, chegamos à conclusão de que é perfeitamente possível e aconselhável abordar os problemas sociais do Brasil nas aulas de PLE por meio de materiais autênticos e gêneros diversos.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this article is to analyze parts of a Portuguese for Foreigners material that is dedicated to the teaching of culture / interculturality. We have as our theoretical support the studies of interculturality (Byram, 1997), especially critical interculturality (Walsh, 2009; Byram, 1997), and decoloniality (Quijano, 2005; Walsh, 2009). These studies point to the need of approaching social problems in our language classes. After the analysis and discussion of the teaching material, we concluded that it is not only possible but also advisable to discuss Brazilian and foreigner social problems using authentic material from different genres.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.-
Título: dc.titlePara entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.-
Título: dc.titleTo understand the open veins of Brazil and the Brazilian people : the presence of critical interculturality and decoloniality in the production of Portuguese for Foreigners material-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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