Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dutra, Anelise Fonseca | - |
Autor(es): dc.creator | Souza Junior, Plinio Carvalho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16153 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35945 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024658 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo a análise das partes de um material didático de Português como Língua Estrangeira (PLE) dedicadas ao ensino de cultura / interculturalidade. Para tanto, nos ancoramos em um suporte teórico que abrange os estudos sobre interculturalidade (Byram, 1997), em especial a interculturalidade crítica (Walsh, 2009; Byram, 1997), e decolonialidade (Quijano, 2005; Walsh, 2009)), estudos esses que apontam para a necessidade da abordagem de problemas sociais em sala de aula. Após a análise do material didático e discussão, chegamos à conclusão de que é perfeitamente possível e aconselhável abordar os problemas sociais do Brasil nas aulas de PLE por meio de materiais autênticos e gêneros diversos. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this article is to analyze parts of a Portuguese for Foreigners material that is dedicated to the teaching of culture / interculturality. We have as our theoretical support the studies of interculturality (Byram, 1997), especially critical interculturality (Walsh, 2009; Byram, 1997), and decoloniality (Quijano, 2005; Walsh, 2009). These studies point to the need of approaching social problems in our language classes. After the analysis and discussion of the teaching material, we concluded that it is not only possible but also advisable to discuss Brazilian and foreigner social problems using authentic material from different genres. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Título: dc.title | Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. | - |
Título: dc.title | To understand the open veins of Brazil and the Brazilian people : the presence of critical interculturality and decoloniality in the production of Portuguese for Foreigners material | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: