Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Brasileiro, Ada Magaly Matias | - |
Autor(es): dc.creator | Pimenta, Viviane Raposo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19681 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p6-23 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024645 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo finaliza uma série de quatro estudos de natureza exploratória, realizados com o intento de inventariar os gêneros do discurso que constituem o métier docente. Neste texto, coloca-se como objetivos fazer uma apresentação panorâmica dos gêneros do discurso profissional docente, reunir alguns conceitos e categorias essenciais para a organização e a análise do corpus de trabalho, alguns dos quais construídos na trajetória deste estudo, bem como avançar para um conjunto de gêneros orais mobilizados para o trabalho do professor, com foco em um processo de ensino e aprendizagem contextualizado. A pesquisa encontra fundamentos nos estudos socioculturais e dialógicos, liderados por Bakhtin (2003), e em estudos que associam linguagem e trabalho, tais como os de Clot (2010) e Bathia (1994). As centenas de gêneros levantados neste estudo e as adaptações demandadas por distintas realidades contextuais apontam para um trabalho de complexidade e volume desconhecidos pelos próprios profissionais, o que contribui para a desvalorização da profissão. O estudo também traz uma possibilidade de exercício de ensino e aprendizagem de gêneros profissionais orais, como um caminho para apropriação de modos de dizer essenciais ao métier docente e à sua valorização. | - |
Descrição: dc.description | This paper representes a conclution a series of four exploratory studies, carried out with the intention of inventorying the discourse genres that constitute the teaching métier. In this text, our goals are mainly to make a panoramic presentation of the genres of professional teaching discourse, to gather some concepts and categories which are essential for the organization and analysis of the research corpus, some of which were built in the trajectory of this study, we also aim to advance towards a set of oral genres mobilized for the teacher's work, focusing on a contextualized teaching and learning process. The research finds foundations in sociocultural and dialogical studies, led by Bakhtin (2003), and in studies that associate language and work, such as Clot (2010) and Bathia (1994). The hundreds of genres raised in the previous studies and the adaptations demanded by different contextual realities point out to an unknown work of complexity and volume by the professionals themselves, which contributes to the devaluation of the profession. The study also offers the possibility of teaching and learning oral professional genres, as a path to appropriating ways of saying which are essential to the teaching métier and its valorization. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista EntreLetras permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5414>. Acesso em: 01 nov. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métier docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros do discurso profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Valorização do trabalho docente | - |
Título: dc.title | Panorama dos gêneros do discurso constitutivos do métier docente e proposta de didatização de um gênero oral. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: