
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Barboza, Maria das Graças Auxiliadora Fidelis | - |
| Autor(es): dc.creator | Nunes, Célia Maria Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12685 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4462 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024644 | - |
| Descrição: dc.description | Estudo de caso desenvolvido mediante pesquisa de natureza exploratória, qualitativa e quantitativa, utilizando, para a coleta de dados, um questionário online (Google Docs) com questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 511 estudantes dos cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnológicos do 3º ao 8º semestre de uma instituição privada e confessional em 2017 e 2018. Com base na coleta, na sistematização e na análise dos dados, identificaram-se alguns avanços quanto à concepção de avaliação, a saber: tentativa de ruptura com a abordagem tradicional para uma abordagem formativa/processual; defesa de uma avaliação em parceria entre professor/estudante e estudante/estudante; sugestão de outros dispositivos avaliativos para além das tradicionais provas escritas. Os resultados indicam a necessidade de se compreender a prática docente e discente e seus significados educativos, de modo que não se aniquile a autonomia dos estudantes e professores como sujeitos desse processo. | - |
| Descrição: dc.description | This case study is developed from an exploratory, qualitative, and quantitative research, which used an online questionnaire (Google Docs), with open and closed questions, as a data collection tool. Some 511 students – from degree, bachelor, and technological courses – took part in this research; they were third-to-eighth-semester students from a private, confessional institution between the years 2017 and 2018. Some advances regarding the conception of assessment were identified based on data collection, systematization and analysis, namely: the attempt to break with the traditional approach towards a formative/procedural approach; the defense of an assessment made in a partnership between teacher/student and student/student; the suggestion of other assessment devices beyond traditional written tests. The results indicate a need to understand the practices of teacher and students as well as its educational meanings, so to avoid annihilating the autonomy of students and teachers as subjects of this process. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Em Aberto permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/783>. Acesso em: 01 set. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concepção de avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Título: dc.title | Avaliação da aprendizagem : um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior. | - |
| Título: dc.title | The assessment of learning : a perspective derived from the conception of higher education students. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: