Avaliação da aprendizagem : um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBarboza, Maria das Graças Auxiliadora Fidelis-
Autor(es): dc.creatorNunes, Célia Maria Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:48:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:48:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12685-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024644-
Descrição: dc.descriptionEstudo de caso desenvolvido mediante pesquisa de natureza exploratória, qualitativa e quantitativa, utilizando, para a coleta de dados, um questionário online (Google Docs) com questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 511 estudantes dos cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnológicos do 3º ao 8º semestre de uma instituição privada e confessional em 2017 e 2018. Com base na coleta, na sistematização e na análise dos dados, identificaram-se alguns avanços quanto à concepção de avaliação, a saber: tentativa de ruptura com a abordagem tradicional para uma abordagem formativa/processual; defesa de uma avaliação em parceria entre professor/estudante e estudante/estudante; sugestão de outros dispositivos avaliativos para além das tradicionais provas escritas. Os resultados indicam a necessidade de se compreender a prática docente e discente e seus significados educativos, de modo que não se aniquile a autonomia dos estudantes e professores como sujeitos desse processo.-
Descrição: dc.descriptionThis case study is developed from an exploratory, qualitative, and quantitative research, which used an online questionnaire (Google Docs), with open and closed questions, as a data collection tool. Some 511 students – from degree, bachelor, and technological courses – took part in this research; they were third-to-eighth-semester students from a private, confessional institution between the years 2017 and 2018. Some advances regarding the conception of assessment were identified based on data collection, systematization and analysis, namely: the attempt to break with the traditional approach towards a formative/procedural approach; the defense of an assessment made in a partnership between teacher/student and student/student; the suggestion of other assessment devices beyond traditional written tests. The results indicate a need to understand the practices of teacher and students as well as its educational meanings, so to avoid annihilating the autonomy of students and teachers as subjects of this process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Em Aberto permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/783>. Acesso em: 01 set. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectConcepção de avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Título: dc.titleAvaliação da aprendizagem : um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior.-
Título: dc.titleThe assessment of learning : a perspective derived from the conception of higher education students.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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