
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Elvina Maria Caetano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Elvina Maria Caetano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Matheus | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de | - |
| Autor(es): dc.creator | Araujo, Giulia Oliva de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18023 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024603 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Questionar os estereótipos de gênero dentro da cena cômica e encontrar estratégias performativas para desconstruir a feminilidade cisheteronormativa foram os principais objetivos desta pesquisa, que resultou, para além da escrita desta dissertação, em duas produções artísticas que, nela, serão analisadas: a video-palestra-performance MAQUIA E FALA {Sobre Gênero} (2021) e a personagem Plastika (2022-2023). Para tanto, foi realizado um estudo, baseado principalmente em Judith Butler, Letícia Nascimento, Margot Berthold, Sarah Monteath dos Santos e Neyde Veneziano, sobre a performance de gênero, de modo a refletir sobre suas possíveis consequências para a cena cômica produzida por mulheridades. Em seguida, com o aporte das entrevistas que realizei com as artistas cômicas Luciene Souza, Dagmar Bedê e Joice Aglae, discuto dois conceitos que considero estratégicos para a elaboração uma comicidade crítica de viés feminista: o grotesco, em que me valho das noções de Mikhail Bakhtin, Sodré e Paiva e Mary Russo para pensar suas aproximações e tensões com o feminino; e a paródia de gênero (BUTLER, 2019), por meio da qual identifico estéticas e categorias que me possibilitam a tentativa de desconstruir a feminilidade cisheteronormativa, sendo elas a bufonaria (BORDIN, 2013) e a montação/arte drag (BENTES NASCIMENTO, 2019), ambas experimentadas nas produções artísticas que analiso. | - |
| Descrição: dc.description | Questioning gender stereotypes within the comic scene and finding performative strategies to deconstruct cisheteronormative femininity were the main objectives of this research. This dissertation will analyze two artistic productions: the video-lecture- performance MAQUIA E FALA {About Gender} (2021) and the character Plastika (2022-2023). In order to reflect on the possible consequences for the comic scene produced by women, a study on gender performance was carried out based mainly on Judith Butler, Letícia Nascimento, Margot Berthold, Sarah Monteath dos Santos and Neyde Veneziano. Then, with the contribution of the interviews I conducted with the comic artists Luciene Souza, Dagmar Bedê and Joice Aglae, I discuss two concepts which I consider strategic for the elaboration of a critical comic with a feminist bias: the grotesque and gender parody. The grotesque makes use of the notions of Mikhail Bakhtin, Sodré e Paiva and Mary Russo to think about their approximations and tensions with the feminine. In gender parody (BUTLER, 2019), I identify aesthetics and categories which allows me to attempt to deconstruct cisheteronormative femininity, such as buffoonery (BORDIN, 2013) and drag montage/art (BENTES NASCIMENTO, 2019). Both gender parody and the grotesque are experienced in the artistic productions that I analyze. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/01/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria e filosofia do teatro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grotesco na arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paródia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cômico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Feminilidade na arte | - |
| Título: dc.title | O Grotesco como estratégia de desconstrução da feminilidade na cena cômica contemporânea. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: