O Grotesco como estratégia de desconstrução da feminilidade na cena cômica contemporânea.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Elvina Maria Caetano-
Autor(es): dc.contributorPereira, Elvina Maria Caetano-
Autor(es): dc.contributorSilva, Matheus-
Autor(es): dc.contributorGasperi, Marcelo Eduardo Rocco de-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Giulia Oliva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:48:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:48:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024603-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionQuestionar os estereótipos de gênero dentro da cena cômica e encontrar estratégias performativas para desconstruir a feminilidade cisheteronormativa foram os principais objetivos desta pesquisa, que resultou, para além da escrita desta dissertação, em duas produções artísticas que, nela, serão analisadas: a video-palestra-performance MAQUIA E FALA {Sobre Gênero} (2021) e a personagem Plastika (2022-2023). Para tanto, foi realizado um estudo, baseado principalmente em Judith Butler, Letícia Nascimento, Margot Berthold, Sarah Monteath dos Santos e Neyde Veneziano, sobre a performance de gênero, de modo a refletir sobre suas possíveis consequências para a cena cômica produzida por mulheridades. Em seguida, com o aporte das entrevistas que realizei com as artistas cômicas Luciene Souza, Dagmar Bedê e Joice Aglae, discuto dois conceitos que considero estratégicos para a elaboração uma comicidade crítica de viés feminista: o grotesco, em que me valho das noções de Mikhail Bakhtin, Sodré e Paiva e Mary Russo para pensar suas aproximações e tensões com o feminino; e a paródia de gênero (BUTLER, 2019), por meio da qual identifico estéticas e categorias que me possibilitam a tentativa de desconstruir a feminilidade cisheteronormativa, sendo elas a bufonaria (BORDIN, 2013) e a montação/arte drag (BENTES NASCIMENTO, 2019), ambas experimentadas nas produções artísticas que analiso.-
Descrição: dc.descriptionQuestioning gender stereotypes within the comic scene and finding performative strategies to deconstruct cisheteronormative femininity were the main objectives of this research. This dissertation will analyze two artistic productions: the video-lecture- performance MAQUIA E FALA {About Gender} (2021) and the character Plastika (2022-2023). In order to reflect on the possible consequences for the comic scene produced by women, a study on gender performance was carried out based mainly on Judith Butler, Letícia Nascimento, Margot Berthold, Sarah Monteath dos Santos and Neyde Veneziano. Then, with the contribution of the interviews I conducted with the comic artists Luciene Souza, Dagmar Bedê and Joice Aglae, I discuss two concepts which I consider strategic for the elaboration of a critical comic with a feminist bias: the grotesque and gender parody. The grotesque makes use of the notions of Mikhail Bakhtin, Sodré e Paiva and Mary Russo to think about their approximations and tensions with the feminine. In gender parody (BUTLER, 2019), I identify aesthetics and categories which allows me to attempt to deconstruct cisheteronormative femininity, such as buffoonery (BORDIN, 2013) and drag montage/art (BENTES NASCIMENTO, 2019). Both gender parody and the grotesque are experienced in the artistic productions that I analyze.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/01/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria e filosofia do teatro-
Palavras-chave: dc.subjectGrotesco na arte-
Palavras-chave: dc.subjectParódia-
Palavras-chave: dc.subjectCômico-
Palavras-chave: dc.subjectFeminilidade na arte-
Título: dc.titleO Grotesco como estratégia de desconstrução da feminilidade na cena cômica contemporânea.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.