Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Savio Figueira | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Karla Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Macedo, Shirley da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19186 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/cuadv15n12-055 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024519 | - |
Descrição: dc.description | O programa de extensão "Aprimoramento e Desenvolvimento Tecnológico de Ciências Naturais em João Monlevade" teve como objetivo integrar as disciplinas de Química, Matemática e Física, utilizando recursos tecnológicos e paradidáticos para promover o ensino e a aprendizagem nessas áreas. O programa envolve projetos específicos, como a instrumentação para o ensino de Física e Química com materiais de baixo custo, o workshop de história em quadrinhos com foco em energia eólica, o ensino de Química para estudante com deficiência auditiva e o uso de material reciclado para construção de material didático no ensino da Matemática. A proposta visou não apenas abordar conceitos científicos, mas também estimular a consciência ambiental, a inclusão de alunos com deficiência auditiva e a interdisciplinaridade. A metodologia envolveu reuniões entre os membros dos projetos, a construção de uma equipe multidisciplinar, o desenvolvimento de materiais didáticos e a realização de atividades práticas nas escolas, com ênfase na interação entre universidade e comunidade. Os resultados indicaram que as ações propostas foram bem recebidas, proporcionando benefícios tanto para os alunos envolvidos quanto para a equipe responsável, promovendo não apenas o conhecimento científico, mas também a conscientização ambiental e a inclusão educacional. O programa destaca a importância da interdisciplinaridade e do uso de tecnologias no processo de ensino, visando formar cidadãos críticos e comprometidos com a sociedade e o meio ambiente. | - |
Descrição: dc.description | The extension program "Enhancement and Technological Development of Natural Sciences in João Monlevade" aimed to integrate the disciplines of Chemistry, Mathematics, and Physics, utilizing technological and instructional resources to promote teaching and learning in these areas. The program involved specific projects, such as instrumentation for the teaching of low-cost Physics and Chemistry, a workshop on comics focusing on wind energy, Chemistry teaching for students with hearing impairments, and the use of recycled materials for constructing instructional materials in Mathematics teaching. The proposal aimed not only to address scientific concepts but also to stimulate environmental awareness, the inclusion of students with hearing impairments, and interdisciplinary approaches. The methodology included meetings among project members, the formation of a multidisciplinary team, the development of instructional materials, and the implementation of practical activities in schools, emphasizing the interaction between the university and the community. The results indicated that the proposed actions were well-received, providing benefits for both the involved students and the responsible team, promoting not only scientific knowledge but also environmental awareness and educational inclusion. The program highlights the importance of interdisciplinary approaches and the use of technology in the teaching process, aiming to educate citizens who are critical and committed to society and the environment. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Cuadernos de Educación y Desarrollo (CED) uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Cuadernos de Educación y Desarrollo <https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/about> Acesso em: 01 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reciclagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | Aprimoramento e desenvolvimento tecnológico de ciências naturais em João Monlevade : um relato do programa de extensão. | - |
Título: dc.title | Improvement and technological development of natural sciences in João Monlevade : an account of the extension program. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: