O presencial, o remoto e o caos : perezhivanie de uma estudante de letras.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLima, Fernando Silvério de-
Autor(es): dc.creatorMapa, Tátima Venâncio de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:48:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:48:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19691-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024500-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo, temos por objetivo analisar como uma estudante de Letras constrói narrativamente a experiência universitária de aprendizagem em um cenário de transição de ensino presencial para remoto devido à pandemia de COVID-19. O referencial teórico parte do conceito de perezhivanie (VYGOTSKY, 2019) na teoria histórico-cultural (VERESOV, 2017) em diálogo com estudos sobre a formação de professores na Linguística Aplicada. Os resultados revelam que o contexto pandêmico se apresenta intensamente como ambiente social local e mais amplo. Em termos de situação social, os eventos mais críticos foram a dificuldade de adaptação ao contexto de atividades remotas e online, as diferentes emoções sentidas pelo prolongamento do isolamento social, bem como o desejo do retorno presencial e da vida universitária. A respeito da situação social de aprendizagem, a estudante sinaliza que apesar de tantos desafios e novidades, a sua vivência ao cursar Letras não resultou na desistência do curso, ainda que tenha gerado esgotamento, mas sinalizou a tomada de consciência de como esses percalços dificultaram bastante sua trajetória universitária.-
Descrição: dc.descriptionIn this paper, we aim to investigate how an undergraduate student of the Letras course elaborates through narrative her learning experiences at the university in a scenario from in- class to remote teaching due to the COVID-19 pandemic. The theoretical framework stems from the concept of perezhivanie (VYGOTSKY, 2019) in cultural-historical theory (VERESOV, 2017) in dialogue with studies on teacher education in Applied Linguistics. The results indicate that the pandemic context is intensely presented as a local and broader social environment. Regarding social situation, the most critical events were the struggle to adapt to the context of remote and online activities, the different emotions felt due to the extension of social distancing, as well as the desire to return to in-class activities and university life. Regarding the social situation of learning, the student indicates that despite so many challenges and novelties, the perezhivanie of studying Letras did not result in dropping out, even though it was exhausting. Instead, it signaled her awareness of how these mishaps made her path more difficult during the university experience.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Caminhos em Linguística Aplicada permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5091>. Acesso em: 19 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectPerezhivanie-
Palavras-chave: dc.subjectVygotsky-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística aplicada-
Título: dc.titleO presencial, o remoto e o caos : perezhivanie de uma estudante de letras.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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