Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Araujo, Arthur Medrado Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Diniz, Margareth | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14815 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024484 | - |
Descrição: dc.description | No artigo a seguir buscamos apresentar questões atinentes à pesquisa em ciências humanas, salientando o impasse acerca da objetividade/subjetividade em pesquisas que envolvem o sujeito. Por princípio, não escamoteamos as tensões entre narração, documentação e testemunho: os enlaces entre retórica e prova, entre pesquisadores e seus objetos e a distância que os permeia (se é que os permeia). Para tal, lançamos mão da pesquisa-intervenção, em que o/a pesquisador/a é parte de seu objeto de pesquisa, e do paradigma indiciário (GINZBURG, 1989) como contraposição entre o relativismo pós-moderno (que foge à responsabilidade de averiguação logo após análise) e a tensão entre retórica e prova (pensando a relação de forças no âmbito metodológico e político-ideológico). Em acordo com o que propõe o autor (e em diálogo com pesquisadores/as que o comentam), iremos chamar a atenção para o caráter artesanal do ofício do pesquisador/a, fazendo em última instância uma crítica severa ao paradigma positivista na produção do conhecimento. Entendemos, então, que a partir das pistas, indícios e sinais podemos elaborar possibilidades para as questões da pesquisa, sem anular a experiência vivenciada por quem participa e que se efetiva no corpo de quem resolve, a posteriori, no escrever sobre os processos. | - |
Descrição: dc.description | In the article we seek to present questions related to research in human sciences, highlighting the impasse regarding objectivity / subjectivity in research involving the subject. In principle, we do not hide the tensions between narration, documentation and testimony; the links between rhetoric and proof, between researchers and their objects, and the distance that permeates them (if at all). To this end, we use research-intervention in which the researcher is part of his or her research object using for this purpose the indicative paradigm (GINZBURG, 1986) as a contrast between postmodern relativism (which evades the responsibility of investigating right after analysis) and the tension between rhetoric and proof (considering the relationship of forces in the methodological and political-ideological scope). In accordance with what this author proposes (and in dialogue with researchers who comment on it), we will draw attention to the artisanal character of the researcher's craft, ultimately making a severe criticism of the positivist paradigm in the production of knowledge. We will understand, then, that from the clues, indications and signs we can elaborate possibilities for the research questions, without canceling the experience lived by those who participate and that is effective in the body of those who decide, a posteriori, to write about the processes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método clínico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clinical method | - |
Título: dc.title | Aposta contemporânea de pesquisa-intervenção : impasses entre objetividade e subjetividade nas ciências humanas. | - |
Título: dc.title | Contemporary research-intervention : impasses between objectivity and subjectivity in human sciences. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: