
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12565 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17533/udea.unipluri.19.2.04 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024477 | - |
| Descrição: dc.description | This study was developed with 76 students enrolled in a teacher education program in Mathematics, which is part of the Brazilian Open University System, at the Universidade Federal de Ouro Preto. It was conducted during the second semester of 2017, in 5 (five) educational centres (polos) located in the states of São Paulo and Minas Gerais, in Brazil. This research was performed according to methodological procedures used in case studies, by covering the collection and data analysis. Methodological procedures used in this study enabled the critical and reflectpive interpretation of the results through the elaboration of categories that emerged from qualitative data collected during the development of the fieldwork. The main objective of this study was the proposition of mathematical modelling as a virtual learning environment (VLE) that favours the development of a critical view of the reality and the reflection of students in solving problems that they face daily, by developing modelling projects by applying technological tools available in the Moodle platform. Through these projects, students problematized, contextualized, and investigated problems they developed in their projects in the VLE. As well, they elaborated questions that aimed to seek, collect, select, organize, and handle the information that allowed them to critically reflect about the role of mathematics in society. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudio fue desarrollado con 76 estudiantes matriculados en un programa de formación docente en Matemáticas del Sistema Universitario Abierto de Brasil, de la Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), durante el segundo semestre de 2017, en 5 (cinco) centros educativos (polos) ubicados en los estados de Minas Gerais y São Paulo, en Brasil. Esta investigación se realizó de acuerdo con los procedimientos metodológicos utilizados en los estudios de casos, cubriendo la recopilación y el análisis de datos. Los procedimientos metodológicos usados en este estudio permitieron la interpretación crítica y reflexiva de los resultados mediante la elaboración de categorías que surgieron de los datos cualitativos recopilados durante el desarrollo de este trabajo de campo. El objetivo principal de este estudio fue la propuesta de modelación matemática como un ambiente virtual de aprendizaje (AVA) que favorece el desarrollo de la crítica de la realidad y la reflexión de los estudiantes para resolver los problemas que enfrentan en su vida diaria, mediante el desarrollo de proyectos de modelación con la aplicación de herramientas tecnológicas disponibles en la plataforma Moodle. A través de estos proyectos, los estudiantes problematizaron, contextualizaron e investigaron problemas que desarrollaron en sus proyectos en el AVA. Además, los estudiantes prepararon preguntas destinadas a buscar, recopilar, seleccionar, organizar y manejar la información que les permitió reflexionar críticamente sobre el papel de las matemáticas en la sociedad. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Uni-pluriversidad estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Uni-pluriversidad <https://revistas.udea.edu.co/index.php/unip/about>. Acesso em: 10 ago. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelling projects | - |
| Título: dc.title | Mathematical modelling as a virtual learning environment for teacher education programs. | - |
| Título: dc.title | Modelación matemática como ambiente virtual de aprendizaje para los programas de formación de profesores. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: