
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Corrêa, Hércules Tolêdo | - |
| Autor(es): dc.creator | Melo, Sandra Augusta | - |
| Autor(es): dc.creator | Neves, Flora de Melo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7163 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/433/428 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024468 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo analisar as participações de 135 tutores em um fórum virtual de discussões sobre Linguagem e Comunicação em EaD durante o I Fórum Virtual de Tutores do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, realizado em fevereiro de 2010. O trabalho procurou identificar, por meio da análise das 200 postagens feitas, quais questões são consideradas relevantes para esses profissionais, no que tange: 1) ao papel das tecnologias como mediadoras de seu trabalho; 2) ao aspecto instrumental da linguagem e da comunicação; 3) à importância do domínio dos recursos de comunicação e linguagem para seu exercício profissional; e 4) às diferentes formas de interação linguística na EaD. Pela análise quantitativa por categorização das postagens no fórum, foi identificado que 26% das inserções comentam as habilidades e competências necessárias ao desempenho dos diferentes papéis na rede da EaD, seguidas de menções às diferentes formas de interação linguística na EaD (23%), de referências à relação entre linguagem e aprendizagem (17,5%) e de comentários sobre as evoluções estruturais e tecnológicas da EaD (13,5%). Foi ainda identificado que, em quase 30% das postagens, os tutores não estiveram atentos ou não acrescentaram informações aos tópicos discutidos no AVA (5% das postagens são fugas do tema e 24,5% delas foram consideradas participações sem contribuição significativa). Concluiu-se que houve concordância, por parte dos tutores, sobre os pontos escolhidos para discussão e abordados no AVA, não havendo predomínio de nenhum deles sobre os outros. Também foi feita uma breve análise qualitativa, em que alguns pontos importantes foram levantados. | - |
| Descrição: dc.description | This paper aims to analyze the participation of 135 tutors in a virtual forum for discussions on Language and Communication in Distance Education during the First Virtual Forum of Tutors of the Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD of the Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP held in February 2010. The study sought to identify, by analysis of 200 posts made, what issues are considered relevant to these professionals, regarding: 1) the role of technology as their work mediator, 2) the instrumental aspect of language and communication; 3) the importance of the mastership of language and communication resources for their professional practice, and 4) the different forms of linguistic interaction in distance education. Through quantitative analysis by categorizing the posts on the forum, was identified that 26% of insertions comment on the necessary skills and competencies for the performance of different roles in the network of distance education, followed by references to various forms of linguistic interaction in distance education (23%) references to the relationship between language and learning (17.5%) and comments on the structural and technological developments of distance education (13.5%). Were also identified that nearly 30% of the tutors posts were not aware or did not contribute to the topics discussed in the VLE (5% of posts are out of the theme and 24.5% were considered empty talk). It was concluded that there was agreement on the part of the tutors on the points chosen for discussion and addressed in the VLE, with no greater incidence of any of them over others. Also a brief qualitative analysis, in which some important points were raised, was made. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e interação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language and interaction | - |
| Título: dc.title | Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores. | - |
| Título: dc.title | Tutoring in Distance Education, language and communication : analysis of posts on a forum for tutor training. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: