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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Abreu, Marcelo Santos de | - |
| Autor(es): dc.creator | Rangel, Marcelo de Mello | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14591 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.12957/transversos.2020.50329 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024453 | - |
| Descrição: dc.description | We try to think the relationship between memory, historical cultures, and history teaching in the contemporary world. First, we discuss the analysis of the contemporary world developed by Jörn Rüsen, Christian Laville, François Hartog, and Hans Ulrich Gumbrecht. Therefore, we describe the historical horizon within which the history teaching - as a part of historical culture - is challenged to answer several historical demands, such as the tension democratization/ethnocentrism and the relationship sense/presence in production and orientation of historical statements. | - |
| Descrição: dc.description | Procuramos pensar as relações entre memória, cultura histórica e ensino de história no mundo contemporâneo. Discutimos, primeiramente, as análises do próprio mundo contemporâneo desenvolvidas por Jörn Rüsen, Christian Laville, François Hartog e Hans Ulrich Gumbrecht. Descrevemos, portanto, o horizonte histórico no interior do qual o ensino de história, como parte da cultura histórica, é desafiado a responder a demandas diversas tais como a tensão democratização/etnocentrismo e a relação sentido/presença na produção dos enunciados e orientação históricos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico TransVersos permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2273>. Acesso em: 23 ago. 2021 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historical justice | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Presence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Justiça histórica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Presença | - |
| Título: dc.title | Memory, historical culture, and history teaching in the contemporary world. | - |
| Título: dc.title | Memória, cultura histórica e ensino de história no mundo contemporâneo. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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