Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dias, Anderson | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira, Kisla Prislen Félix | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Roberto Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7763 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jrs.2399/abstract | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1002/jrs.2399 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024452 | - |
Descrição: dc.description | This work investigates the crystal structures and phonon modes of Ba(Ca1/2W1/2)O3, Ba(Ca1/2Mo1/2)O3 and Ba(Sr1/2W1/2)O3 perovskites by Raman spectroscopy. The samples were produced by conventional solid-state processing at 1200 ◦C. X-ray diffraction showed that single-phase homogeneous materials were produced, which are cubic or pseudo-cubic in symmetry. The existing controversies in the literature for these complex perovskiteswere investigated by comparing experimental Raman data with group-theory analysis. Ceramicswith Ca andWorMowere found to be cubic, space group Fm3m. For thesematerials, four Raman-active bands were observed and the fitting parameters showed that the Ba(Ca1/2Mo1/2)O3 ceramic presents bands at lower wavenumbers if compared with the Ba(Ca1/2W1/2)O3 sample. For the Ba(Sr1/2W1/2)O3 material, two hypotheses were investigated for monoclinic or triclinic structures. The experimental results showed 12 Raman-active modes for this ceramic, which is in perfect agreement with the theoretical predictions for a monoclinic (I2/m) structure. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Double perovskites | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raman spectroscopy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ceramics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microwave dielectrics | - |
Título: dc.title | Crystal structures and phonon modes of Ba(Ca1/2W1/2)O3, Ba(Ca1/2Mo1/2)O3 and Ba(Sr1/2W1/2)O3 complex perovskites investigated by Raman scattering. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: