Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gomes, Raissa Carla | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Ruana Caroline Ramos | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Renato Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Werneck, Francisco Zacaron | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Emerson Filipino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19612 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.36453/cefe.2024.30925 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024415 | - |
Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: A ansiedade é uma das variáveis psicológicas que mais influenciam no rendimento esportivo de um atleta. OBJETIVO: Analisar os níveis de ansiedade pré-competitiva e autoconfiança em jovens nadadores, além de suas possíveis implicações para com o desempenho esportivo. MÉTODOS: Participaram 54 jovens nadadores, entre 12 e 16 anos, responderam ao Inventário de Competição de Estado antes de participarem de uma competição de nível estadual. RESULTADOS: Os resultados apontaram que os atletas apresentam baixos níveis de ansiedade e bons níveis de autoconfiança. Ainda, os homens tiveram seu desempenho sendo mais influenciado negativamente pela ansiedade cognitiva e as mulheres sofreram maior influência da ansiedade somática. Para além, as provas de curta duração podem gerar maiores níveis de ansiedade e o excesso de autoconfiança atrapalha o desempenho esportivo. CONCLUSÃO: Conclui-se que é importante conhecer os níveis de ansiedade e autoconfiança antes de uma competição, já que se tem conhecimento que a ansiedade poderá afetar positivamente ou negativamente o rendimento esportivo. | - |
Descrição: dc.description | BACKGROUND: Anxiety is one of the psychological variables that most influence an athlete’s sports performance. OBJECTIVE: To analyze pre-competitive anxiety levels and self-confidence in young swimmers, in addition to their possible implications for sports performance. METHODS: Fifty-four young swimmers participated in the study, between 12 and 16 years old, answered the State Competition Inventory before participating in a state level competition. RESULTS: The results showed that athletes have low levels of anxiety and good levels of self-confidence. Also, men’s performance was more negatively influenced by cognitive anxiety and women were more influenced by somatic anxiety. In addition, short-term competitions can generate higher levels of anxiety and excessive self-confidence hinders sports performance. CONCLUSION: It is concluded that it is important to know the levels of anxiety and self-confidence before a competition, since it is known that anxiety can positively or negatively affect the performance. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma licença Creative Commons: Attribution - Non Commercial - Share Alike 4.0. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natação | - |
Título: dc.title | Ansiedade pré-competitiva, autoconfiança e desempenho esportivo em jovens nadadores. | - |
Título: dc.title | Pre-competitive anxiety and sports performance in young swimmers. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: