Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Ivanete Bernardino | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Ivanete Bernardino | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Maria Zélia Versiani | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Hércules Tolêdo | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Carla Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Rosângela Márcia | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Marina Dornelles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18937 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024386 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A nossa proposta tem como objetivo discutir as diretrizes curriculares sobre ensino de literatura nos documentos oficiais federais que orientam currículos e em livros didáticos destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Devido às particularidades que a EJA atende, por exemplo, seu público-alvo e duração dos anos letivos, espera-se que esses materiais possam contemplar a realidade dos discentes. Em vista disso, a partir de documentos como BNCC, PCN’s, PCNEM e outras orientações, será possível refletir sobre os critérios de seleção de obras literárias indicadas a essa modalidade de ensino. Para complementar a análise, o estudo dos materiais didáticos indicados à EJA será oportuno para entender quais as concepções de literatura presentes e qual a realidade desses materiais. Para este fim, a coleção de livros escolhida para a análise é a EJA Moderna, da Editora Moderna, exemplares do Ensino Fundamental II, aprovados no PNLD de 2014 a 2016. Na base teórica da pesquisa, constam autores como Pierre Bourdieu (1989), Bernard Lahire (2004), Rildo Cosson (2006), Graça Paulino (2004), Márcia Abreu (2006), Juçara Benvenuti (2012) entre outros pesquisadores que promovem discussões voltadas para as condições sociais da formação do leitor literário e estudos da EJA. | - |
Descrição: dc.description | Our proposal aims to discuss the curriculum guidelines for teaching literature in federal official documents that guide curricula and in textbooks intended for Youth and Adult Education (EJA). Due to the particularities that EJA serves, such as its target audience and the duration of the academic years, it is expected that these materials can address the reality of the students. Therefore, based on documents like BNCC, PCNs, PCNEM, and other guidelines, it will be possible to reflect on the criteria for selecting literary works recommended for this educational segment. To complement the analysis, the study of textbooks indicated for EJA will be opportune to understand the conceptions of literature present and the reality of these materials. For this purpose, the collection of books chosen for analysis is the EJA Moderna, by Editora Moderna, samples of Elementary School II, approved in the PNLD from 2014 to 2016. The theoretical basis of the research includes authors such as Pierre Bourdieu (1989), Bernard Lahire (2004), Rildo Cosson (2006), Graça Paulino (2004), Márcia Abreu (2006), Juçara Benvenuti (2012), among other researchers who promote discussions focused on the social conditions of the formation of the literary reader and studies on EJA. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/10/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitor - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Visibilizar o invisível : o ensino de literatura para a Educação de Jovens e Adultos. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: