Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Paulo Marcos Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Paulo Marcos Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Mayor, Mariana França Soutto | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Raquel Castro de | - |
Autor(es): dc.creator | Lemos, Gabriely Mara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:47:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:47:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16271 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024352 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta e analisa os resultados encontrados com a pesquisa que teve por objetivo investigar a visualidade emergente das festas em Minas Gerais do século XVIII e o seu alcance no teatro mineiro nos dias de hoje. Para isso, buscou-se compreender a formação da cultura visual mineira partindo da experiência com as festas barrocas, estudadas principalmente por Ávila, Mayor e Tinhorão, dando atenção especial ao Triunfo Eucarístico como uma espécie de matriz histórica da imagem cênica em movimento, transmitida ao longo do tempo. Tal matriz retorna, com suas devidas diferenças, como memória no teatro do diretor Gabriel Villela, sobretudo em seus trabalhos com o Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG). Assim, a partir da reaparição e/ou repetição de elementos relacionados às formas barrocas de representação da vida em movimento no espaço aberto, sublinha-se a questão do ponto de vista da relação existente entre a visualidade proposta pelo espetáculo festivo do Triunfo Eucarístico e a do espetáculo teatral A Rua da Amargura, em função da prevalência da cultura visual barroca na cena teatral mineira. | - |
Descrição: dc.description | This study presents and analyzes the results found with the research that aimed to investigate the emerging visuality of the parties in Minas Gerais in the 18th century and its reach in the Minas Gerais theater today. For this, we sought to understand the visual culture resulting from the experience with colonial Baroque festivities, studied mainly by Ávila, Mayor and Tinhorão; giving special attention to the Triunfo Eucarístico as a kind of historical matrix of the scenic image in movement. This matrix returns, with its due differences, as a memory in the theater of director Gabriel Villela, especially in his works with Grupo Galpão, from Belo Horizonte (MG). Thus, from the reappearance and/or repetition of elements related to the baroque forms of representation of life in movement in the open space, the question is underlined from the point of view of the existing relationship between the visuality proposed by the festive spectacle of the Triunfo Eucarístico and that of the theater spectacle A Rua da Amargura, due to the prevalence of baroque visual culture in the Minas Gerais theater scene. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/02/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas - estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro de rua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte barroca | - |
Palavras-chave: dc.subject | Festas religiosas - Triunfo Eucarístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupo Galpão - A Rua da Amargura | - |
Título: dc.title | A festa, o teatro e a rua : reminiscências da cultura visual barroca na cena teatral mineira contemporânea. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: