A festa, o teatro e a rua : reminiscências da cultura visual barroca na cena teatral mineira contemporânea.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaciel, Paulo Marcos Cardoso-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Paulo Marcos Cardoso-
Autor(es): dc.contributorMayor, Mariana França Soutto-
Autor(es): dc.contributorSouza, Raquel Castro de-
Autor(es): dc.creatorLemos, Gabriely Mara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:47:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:47:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16271-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024352-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação apresenta e analisa os resultados encontrados com a pesquisa que teve por objetivo investigar a visualidade emergente das festas em Minas Gerais do século XVIII e o seu alcance no teatro mineiro nos dias de hoje. Para isso, buscou-se compreender a formação da cultura visual mineira partindo da experiência com as festas barrocas, estudadas principalmente por Ávila, Mayor e Tinhorão, dando atenção especial ao Triunfo Eucarístico como uma espécie de matriz histórica da imagem cênica em movimento, transmitida ao longo do tempo. Tal matriz retorna, com suas devidas diferenças, como memória no teatro do diretor Gabriel Villela, sobretudo em seus trabalhos com o Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG). Assim, a partir da reaparição e/ou repetição de elementos relacionados às formas barrocas de representação da vida em movimento no espaço aberto, sublinha-se a questão do ponto de vista da relação existente entre a visualidade proposta pelo espetáculo festivo do Triunfo Eucarístico e a do espetáculo teatral A Rua da Amargura, em função da prevalência da cultura visual barroca na cena teatral mineira.-
Descrição: dc.descriptionThis study presents and analyzes the results found with the research that aimed to investigate the emerging visuality of the parties in Minas Gerais in the 18th century and its reach in the Minas Gerais theater today. For this, we sought to understand the visual culture resulting from the experience with colonial Baroque festivities, studied mainly by Ávila, Mayor and Tinhorão; giving special attention to the Triunfo Eucarístico as a kind of historical matrix of the scenic image in movement. This matrix returns, with its due differences, as a memory in the theater of director Gabriel Villela, especially in his works with Grupo Galpão, from Belo Horizonte (MG). Thus, from the reappearance and/or repetition of elements related to the baroque forms of representation of life in movement in the open space, the question is underlined from the point of view of the existing relationship between the visuality proposed by the festive spectacle of the Triunfo Eucarístico and that of the theater spectacle A Rua da Amargura, due to the prevalence of baroque visual culture in the Minas Gerais theater scene.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/02/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectArtes cênicas - estética-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro de rua-
Palavras-chave: dc.subjectArte barroca-
Palavras-chave: dc.subjectFestas religiosas - Triunfo Eucarístico-
Palavras-chave: dc.subjectGrupo Galpão - A Rua da Amargura-
Título: dc.titleA festa, o teatro e a rua : reminiscências da cultura visual barroca na cena teatral mineira contemporânea.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.