Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Lúcio Marques Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Felipe José Aidar | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Dihogo Gama de | - |
Autor(es): dc.creator | Marçal, Anderson Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Raphael Fabrício de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Jymmys Lopes dos | - |
Autor(es): dc.creator | Wartha, Elma Regina Silva de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Albená Nunes da | - |
Autor(es): dc.creator | Estevam, Charles dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Silvan Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:47:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:47:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13546 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.6063/motricidade.21310 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024320 | - |
Descrição: dc.description | Physical exercise is a known factor that can promote oxidative stress and may result in cellular damage if not neutralized by antioxidant mechanisms. This study aimed to determine if the level of hepatic oxidative stress resulting from high-intensity interval training (HIIT) is affected by the frequency pattern (consecutive vs. non-consecutive) of the training sessions. Thirty-two Wistar rats were divided equally into four groups: two control groups, (CS1) and (CS2), remained sedentary throughout the experiment, and two test groups, (CT1) and (CT2), and were submitted to HIIT for 12 consecutive and non-consecutive (12 sessions, 3 times/wk over four weeks) days, respectively. There were no significant differences in markers of oxidative damage measured in hepatic tissue (TBARS) and markers of antioxidant activity (Sulfhydryl, FRAP), as well as markers of hepatic damage (AST and ALT) and antioxidant defense (Uric Acid) measured in plasma of both HIIT groups after training compared to the control groups. The results indicate that both HIIT performed for 12 consecutive and non-consecutive sessions did not promote hepatic oxidative damage in rats. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | All content of Journal Motricidade is licensed under Creative Commons, except when otherwise specified and in content retrieved from other bibliographic sources. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Swimming | - |
Título: dc.title | Analysis of oxidative stress in Wistar rats submitted to high‐intensity interval training. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: