Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:47:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:47:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14441 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/629/599 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024263 | - |
Descrição: dc.description | A educação ambiental (EA) é uma temática recorrente no dia a dia, porém sua prática aparenta ser distante do cotidiano das pessoas. Neste sentido a disciplina de Educação Ambiental Aplicada ao Turismo do curso de bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) buscou elaborar um “campus-tour” via levantamento de Lugares de Interesse de Educação Ambiental (LIEA) no Campus Universitário Morro do Cruzeiro em Ouro Preto (MG) com vistas a sensibilizar alunos para a EA. A metodologia contou com etapas de escritório e de campo. Na primeira buscou-se revisão bibliográfica por meio de publicações de educação ambiental, trabalhos de campo em campi universitário e roteirização turística; e análise da percepção de 17 estudantes pelo relatório de campo. Na segunda o trabalho de campo a pé por 7 LIEA de temáticas de EA diversas. Os resultados apontam que: os discentes consideram o trabalho de campo como importante na prática; que aprenderam mais de EA; e que o Campus da UFOP tem potencial para roteiros interpretativos, mas que necessita de sinalização e capacitação para guiamento de estudantes e visitantes. Espera-se que a pesquisa possa colaborar para a sustentabilidade do Campus da UFOP, assim como ensino-aprendizagem para servidores públicos, alunos e visitantes. | - |
Descrição: dc.description | Environmental education (EE) is a recurring practice in the day, but its practice seems to be distant from people's daily lives. In this sense, the Environmental Education Applied to Tourism discipline of the Bachelor of Tourism course at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) sought to develop a “campus-tour” via survey Environmental Education Interest Places (EEIP) at the Morro do Cruzeiro University Campus in Ouro Preto, Brazil with a view to sensitizing students to the EE. A methodology described with the office and field stages. In the first research, bibliographic review is carried out through environmental education publications, fieldwork on university campi and tourist routing; and analysis of 17 students' perception by the field report. In the second, the fieldwork on foot by 7 EEIP of different EE themes. The results show that: the students consider field work as important in practice; to learn more from EE; the UFOP Campus has the potential for interpretative rotations, but which requires signage and training to guide students and visitors. It is hoped that this research can contribute to the sustainability of the UFOP Campus, as well as teaching and learning for the public servers, students and visitors. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipamentos e áreas de lazer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio turístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental Education Interest Places | - |
Título: dc.title | Educação ambiental e roteirização : proposta de "campus-tour do Morro do Cruzeiro da UFOP", Ouro Preto (MG). | - |
Título: dc.title | Environmental education and routing : proposal for “campus-tour of morro do cruzeiro da UFOP”, Ouro Preto, Brazil. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: