Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Juliana Loureiro da Silva Queiroz | - |
Autor(es): dc.creator | Villar, Vanessa Cristina Felippe Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Duarte, Sabrina da Costa Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Claudia Dolores Trierweiler Sampaio de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Erika Cardoso dos | - |
Autor(es): dc.creator | Janotti, Letícia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:47:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:47:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16325 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/0103-11042022E111 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024261 | - |
Descrição: dc.description | Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico com abordagem qualitativa, que ob- jetivou discutir a perspectiva do paciente sobre a assistência à saúde para Covid-19 no estado do Rio de Janeiro. Participaram 160 pacientes com sintomas e/ou diagnóstico de Covid-19 que procuram assistência à saúde no estado. Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico autoaplicável no período de julho a outubro de 2020, sendo a amostra caracterizada com auxílio do software SPSS versão 26; e os dados referentes à perspectiva dos pacientes sobre a assistência à saúde, submetidos à análise temática de conteúdo. Dentre os resultados, emergiram três categorias: Satisfação do paciente sobre a assistência à saúde; Perspectivas do paciente diante das condutas e práticas clínicas no atendimento à saúde; Sentimentos expressados pelo paciente ante o atendimento à saúde, sintomas e diagnóstico para a Covid-19. Destacou-se a ausência de apoio e suporte emocional para o paciente, além de déficits dos recursos humanos, materiais e estrutura, interferindo no gerenciamento do cuidado de saúde. Considera- se que compreender a perspectiva dos pacientes atendidos nos serviços de saúde poderá contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento nos serviços de saúde. | - |
Descrição: dc.description | This is a cross-sectional, descriptive and analytical study with a qualitative approach, with the aim to discuss the patient’s perspective on health care to Covid-19 in the state of Rio de Janeiro. The participants were 160 patients with Covid-19 symptoms and/or diagnosis that looked for health care in the state of Rio de Janeiro. The data were collected through a self-applicable electronic questionnaire from July to October 2020, with its sampling being characterized with the SPSS version 26 software support, and the patient’s perspective on health care data submitted to content thematic analysis. Three categories emerged among the results: Patient’s satisfaction with health care; Patient’s perspectives facing health care conducts and clinical practices; Patient’s feelings expressed while facing Covid-19 regarding the care received, symptoms, and diagnosis. It was highlighted the absence of emotional support to the patient, besides human resources, structure and material deficits, which interfere in health care management. It must be taken into consideration that understanding the patient’s perspective in health services can contribute to the quality improvement of health care. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This article is published in Open Access under the Creative Commons Attribution license, which allows use, distribution, and reproduction in in any medium, without restrictions, as long as the original work is correctly cited. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infecções por coronavírus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência centrada no paciente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satisfação do paciente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência à saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência individualizada de saúde | - |
Título: dc.title | Perspectiva do paciente sobre a assistência à saúde no contexto da Covid-19. | - |
Título: dc.title | Patient’s perspective on health care in the Covid-19’s context. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: