Evasão no ensino superior : uma investigação no curso de bacharelado em Matemática da UFOP.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos , Thiago-
Autor(es): dc.creatorCarneiro, Luiz Gustavo de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSouza, Gustavo Henrique Costa de-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Ana Clara de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:47:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:47:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19418-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/653-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024253-
Descrição: dc.descriptionEste estudo pretende analisar os fatores que influenciam a evasão discente no curso de Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. A pesquisa concentra-se no período entre 2015 e 2023, no qual a taxa de evasão alcançou alarmantes 87,5%. Os resultados indicam a necessidade de implementação de ações institucionais que promovam a permanência estudantil, tais como a flexibilização de horários, o suporte financeiro, o acompanhamento pedagógico individualizado e a oferta de disciplinas com maior aplicação prática, aproximando a teoria da realidade e fomentando o interesse dos alunos pela área. Ademais, o estudo reflete sobre a atuação profissional do bacharel em matemática, expandindo as perspectivas para além da construção de material didático e da pesquisa científica. Nesse sentido, destacam-se as possibilidades de atuação em áreas da inovação tecnológica, como as exploradas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em seu curso de Bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze the factors that influence student dropout rates in the Bachelor's Degree in Mathematics program at the Federal University of Ouro Preto. The research focuses on the period between 2015 and 2023, in which the dropout rate reached an alarming 87.5%. The results indicate the need to implement institutional actions that promote student retention, such as flexible schedules, financial support, individualized pedagogical monitoring, and the offer of more practical courses that bridge the gap between theory and real-world applications, thus stimulating students' interest in the field. Furthermore, the study reflects on the professional career of mathematics graduates, expanding perspectives beyond the development of teaching materials and scientific research. In this sense, opportunities in areas of technological innovation are highlighted, such as those explored by the Institute of Pure and Applied Mathematics (IMPA) in its Bachelor's Degree in Mathematics of Technology and Innovation program.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão no ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectImpa Tech-
Palavras-chave: dc.subjectBacharelado em Matemática-
Título: dc.titleEvasão no ensino superior : uma investigação no curso de bacharelado em Matemática da UFOP.-
Título: dc.titleDropout in higher education : an investigation into the bachelor of Mathematics program at UFOP.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.