Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lima, Eloisa Helena de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:47:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:47:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8797 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024221 | - |
Descrição: dc.description | O artigo propõe revisar a produção acadêmica brasileira sobre a educação em saúde localizando a partir da sua trajetória a interface com as estratégias de prevenção ao uso e abuso de drogas voltadas para o público de jovens. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter reflexivo e analítico. Com base em pesquisa bibliográfica nas bases de dados: Lilacs/BVS, Scielo, CEBRID, CAPES e em livros e capítulos de livros relacionados ao tema, propõe uma sistematização da produção da educação em saúde no Brasil em sua interface com a prevenção ao uso e abuso de drogas, buscando identificar concepções teóricas e possibilidades de intervenção. | - |
Descrição: dc.description | The article aims to review the brazilian academic production on health education locating from its trajectory interface with prevention strategies to the use and abuse of drugs aimed at young audiences. It is characterized as a qualitative research, reflective and analytical character. Based on a literature search in databases: Lilacs/BVS, Scielo, CEBRID, CAPES and books and book chapters related to the topic, proposing a systematization of the production of health education inBrazil in its interface with the use prevention and drug abuse, attempting to identify theoretical concepts and possibilities for intervention. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista Políticas e Saúde Coletiva estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Políticas e Saúde Coletiva <http://revista.fead.br/index.php/psc/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 09 ago 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redução de danos - uso de drogas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Harm reduction - drug use | - |
Título: dc.title | A trajetória da educação em saúde no Brasil e sua interface com a prevenção ao uso e abuso de drogas. | - |
Título: dc.title | The trajectory of health education in Brazil and their interfacewith the prevention of drug use and abuse. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: