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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jardilino, José Rubens Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Ricardo Alisson Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:47:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:47:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19579 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.51359/2525-7668.2024.258880 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024166 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta um estudo sobre a formação de professores na perspectiva decolonial buscando as dimensões constitutivas de dois cursos de licenciaturas em universidades públicas brasileiras, que apresentam marcas e buscas de uma “pedagogia decolonial”. Foram objetos da pesquisa dois estudos de caso, os cursos: Formação Intercultural para Educadores Indígenas (UFMG), e Educação do Campo (UFPA). A pesquisa, por meio da análise documental, encontra aspectos que remetem à emergência de uma “Pedagogia Decolonial”. Para consecução da pesquisa se utilizou como referência básica os teóricos da Rede Modernidade/Colonialidade, entre eles, Quijano (1992, 2005, 2010), Mignolo (1998, 2003, 2010, 2014), Walsh (2008, 2009, 2013) e outros. Utilizou-se como fundamento teórico a concepção freireana de formação, entendendo quanto o seu pensamento está implicado nessa pedagogia Outra. A metodologia é de natureza qualitativa utilizando-se um corpus documental por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Os achados da pesquisa sinalizam que os cursos apresentam contrapontos que subvertem a pedagogia moderna revelando traços de uma “Pedagogia Decolonial”. Mas, no cômputo geral, encontra-se aspecto que demonstra a reprodução e submissão à colonialidade do saber, especialmente pela análise das suas referências bibliográficas. | - |
| Descrição: dc.description | This text presents research on teacher training from a decolonial perspective, seeking the constitutive dimensions of two degree courses in Brazilian public universities, which present marks and searches of a “decolonial pedagogy”. Two case studies were objects of research, the degrees: Intercultural Training for Indigenous Educators (UFMG), and Rural Education (UFPA). The research, through document analysis, finds aspects that refer to the emergence of a “Pedagogy Decolonial”. To carry out the research, the theorists of the Modernity/Coloniality Network were used as a basic reference, including Quijano(1992, 2005, 2010), Mignolo (1998, 2003, 2010, 2014), Walsh (1998, 2003, 2010, 2014), and others. Freire's conception of training was used as a theoretical foundation, understanding how much his thinking is involved in this Other pedagogy. The methodology is of a qualitative perspective using a documentary corpus through Content Analysis (Bardin, 2016). The research findings indicate that the degrees present new elements that oppose Modern Pedagogy, revealing traces of a “Decolonial Pedagogy”. But, overall, there is an aspect that demonstrates the reproduction and submission to the coloniality of knowledge, especially through the analysis of its bibliographical references. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This work is under a Creative Commons Attribution 4.0 International. Text of the license: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento decolonial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia decolonial | - |
| Título: dc.title | Marcas de uma “pedagogia decolonial” na formação inicial de professores : estudo de casos. | - |
| Título: dc.title | Marks of a “decolonial pedagogy” in initial teacher training : case studies. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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