Marcas de uma “pedagogia decolonial” na formação inicial de professores : estudo de casos.

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Autor(es): dc.creatorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ricardo Alisson Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:47:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:47:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19579-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.51359/2525-7668.2024.258880-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024166-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta um estudo sobre a formação de professores na perspectiva decolonial buscando as dimensões constitutivas de dois cursos de licenciaturas em universidades públicas brasileiras, que apresentam marcas e buscas de uma “pedagogia decolonial”. Foram objetos da pesquisa dois estudos de caso, os cursos: Formação Intercultural para Educadores Indígenas (UFMG), e Educação do Campo (UFPA). A pesquisa, por meio da análise documental, encontra aspectos que remetem à emergência de uma “Pedagogia Decolonial”. Para consecução da pesquisa se utilizou como referência básica os teóricos da Rede Modernidade/Colonialidade, entre eles, Quijano (1992, 2005, 2010), Mignolo (1998, 2003, 2010, 2014), Walsh (2008, 2009, 2013) e outros. Utilizou-se como fundamento teórico a concepção freireana de formação, entendendo quanto o seu pensamento está implicado nessa pedagogia Outra. A metodologia é de natureza qualitativa utilizando-se um corpus documental por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Os achados da pesquisa sinalizam que os cursos apresentam contrapontos que subvertem a pedagogia moderna revelando traços de uma “Pedagogia Decolonial”. Mas, no cômputo geral, encontra-se aspecto que demonstra a reprodução e submissão à colonialidade do saber, especialmente pela análise das suas referências bibliográficas.-
Descrição: dc.descriptionThis text presents research on teacher training from a decolonial perspective, seeking the constitutive dimensions of two degree courses in Brazilian public universities, which present marks and searches of a “decolonial pedagogy”. Two case studies were objects of research, the degrees: Intercultural Training for Indigenous Educators (UFMG), and Rural Education (UFPA). The research, through document analysis, finds aspects that refer to the emergence of a “Pedagogy Decolonial”. To carry out the research, the theorists of the Modernity/Coloniality Network were used as a basic reference, including Quijano(1992, 2005, 2010), Mignolo (1998, 2003, 2010, 2014), Walsh (1998, 2003, 2010, 2014), and others. Freire's conception of training was used as a theoretical foundation, understanding how much his thinking is involved in this Other pedagogy. The methodology is of a qualitative perspective using a documentary corpus through Content Analysis (Bardin, 2016). The research findings indicate that the degrees present new elements that oppose Modern Pedagogy, revealing traces of a “Decolonial Pedagogy”. But, overall, there is an aspect that demonstrates the reproduction and submission to the coloniality of knowledge, especially through the analysis of its bibliographical references.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsThis work is under a Creative Commons Attribution 4.0 International. Text of the license: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professores-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento decolonial-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia decolonial-
Título: dc.titleMarcas de uma “pedagogia decolonial” na formação inicial de professores : estudo de casos.-
Título: dc.titleMarks of a “decolonial pedagogy” in initial teacher training : case studies.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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