
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Erika Cruz | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Marli Regina dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:47:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:47:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17172 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.33532/revemop.e202226 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024161 | - |
| Descrição: dc.description | A experiência de ensino remoto emergencial, dada por ocasião da pandemia de Covid, trouxe ressignificações para o ensino e a aprendizagem das diversas disciplinas, nos diferentes níveis e modalidades. Considerando que ela também reverberou nas discussões e práticas relativas à EaD, neste artigo promovemos algumas aproximações entre ambas, refletindo sobre a percepção, previamente à pandemia, de estudantes de graduação da modalidade EaD quanto ao seu curso e, com base na análise das respostas e na discussão com autores que tratam da EaD e/ou do Ensino Remoto, sinalizamos correlações visando refletir sobre o ensino não presencial no pós pandemia, enfatizando o papel das TDIC na sua implementação e a importância da EaD na democratização do ensino. | - |
| Descrição: dc.description | The experience of emergency remote teaching, given on the occasion of the Covid pandemic, brought new meanings to the teaching and learning of different subjects, at different levels and modalities. Considering that it also reverberated in discussions and practices related to EaD, in this article we promote some approximations between both, reflecting on the perception, prior to the pandemic, of undergraduate students in the EaD modality regarding their course and, based on the analysis of responses and in the discussion with authors who deal with EaD and/or Remote Learning, we signaled correlations aimed at reflecting on non-face-to-face teaching in the post- pandemic, emphasizing the role of TDIC in its implementation and the importance of EaD in the democratization of teaching. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto emergencial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | - |
| Título: dc.title | Percepções de graduandos da modalidade EaD no pré pandemia e perspectivas com a experiência de ensino remoto. | - |
| Título: dc.title | Perceptions of EaD modality undergraduates in the pre-pandemic and perspectives with the experience of remote learning. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: