Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Marcus Vinícius | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Roosvany Beltrame | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:47:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:47:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14802 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-53852 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024035 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo trata a escola de tempo integral que foi implementada no município de Governador Valadares/MG na qual detectamos elevados índices de evasão e transferência, sobretudo entre os jovens que a frequentavam. Partimos dessa constatação para elaborar um estudo de caso que procurou identificar os elementos que concorreram para a resistência dos jovens em relação à escola de tempo integral. No Brasil, é possível perceber que as políticas educacionais têm favorecido ao desenvolvimento de escolas de tempo integral, mas entrevistas com jovens que vivenciaram essa experiência em Govenador Valadares/MG revelaram que esses apresentam sérias restrições ao movimento de ampliação da jornada escolar. | - |
Descrição: dc.description | This article deals with the full-time school that was implemented in Governador Valadares/MG where we detected high dropout and transfer rates, especially among young people. We started from this observation to elaborate a case study that tried to identify the elements responsible for the resistance of young people in relation to the full-time school. In Brazil, it is possible to see that educational politics have favored the development of full-time schools, but interviews with young people who experienced this experience in Govenador Valadares/MG revealed that they have restrictions on the movement to expand the school day | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Título: dc.title | Escola de Tempo Integral e Juventude : a experiência da cidade de Governador Valadares-MG. | - |
Título: dc.title | Full Time School and Youth : the experience of the city of Governador Valadares-MG. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: