Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFreitas, Gleiciara Magalhães-
Autor(es): dc.creatorPires, Nair Aparecida Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:47:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:47:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15205-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024009-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, intitulada Trabalhos em grupos como estratégia pedagógica da prática docente na educação infantil. O objetivo deste artigo é identificar as funções desempenhadas pelas professoras no desenvolvimento dos trabalhos em grupos, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. A pesquisa se insere no campo da pesquisa qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados análise de documentos, questionário, grupo focal e observação semiestruturada. Quanto aos resultados, o estudo contribui para entender que todas as ações identificadas compõem a função de mediar. Por meio da mediação o professor estabelece formas de comunicação com a criança e com o grupo, na intenção de construir juntos a compreensão da tarefa proposta, e assim gerar novas aprendizagens.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents part of the results of a professional master's research, entitled Group work as a pedagogical strategy for teaching practice in early childhood education. The purpose of this article is to identify the roles played by teachers in the development of group work, with children aged 4 to 6 years. The research is inserted in the field of qualitative research and used as an instrument of data collection analysis of documents, quiz, focus group and semi-structured observation. As for the results, this study contributed to understand that all the identified actions go through the function of mediating. Through mediation, the teacher establishes forms of communication with the child and the group, with the intention of building together the understanding of the proposed task, and thus generating new learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 19 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectFunção dos professores-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching practice-
Palavras-chave: dc.subjectRole of teachers-
Título: dc.titleTrabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.-
Título: dc.titleGroup work in child education : the roles performed by the teachers.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.