Letramento digital, aplicativos de mensagens e formação continuada de professores : práticas exitosas em destaque.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAraújo, Adelma Lúcia de Oliveira Silva-
Autor(es): dc.creatorLages, Rita Cristina Lima-
Autor(es): dc.creatorSant'Ana, Rivânia Maria Trotta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:47:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:47:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19680-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://revistaft.com.br/letramento-digital-aplicativos-de-mensagens-e-formacao-continuada-de-professores-praticas-exitosas-em-destaque/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5281/zenodo.10702954-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023998-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa o uso do telefone celular, e aplicativos de mensagens, como instrumento pedagógico de inserção das tecnologias na formação continuada de professores. O uso dos dispositivos móveis em sala de aula apresentou-se como uma potencial ferramenta de aproximação docente-discente, discente-discente, dentro e fora da escola. Percebeu-se que as atividades promovem formas inovadoras de aprendizagem, visto que possibilitam diferentes modos de acesso ao material estudado, além de maior interação e colaboratividade entre os alunos em outros contextos. A metodologia utilizada são análises baseadas em planos de aulas elaborados por professores do ensino público, que atuam em diferentes níveis da educação básica. O planejamento das atividades realizou-se no âmbito de um curso de especialização em mídias e educação, ofertado por uma instituição federal de ensino. Percebeu-se que as atividades, que usam o aplicativo WhatsApp como ferramenta, promovem formas motivadoras de aprender, uma vez que as práticas escolares aproximam-se das práticas cotidianas e culturais dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionThis study analyzes the appropriation of Whatsapp application as a pedagogical tool in the classroom, allowing for the use of technologies in education. The analysis capitalized from class plans made by public school teachers working at different levels of basic education. The use of mobile devices in the classroom was presented as a potential tool that allows a teacher-student, student-student approach, inside and outside the school. It was noticed that the activities promote innovative forms of learning, since they allow different ways of accessing the studied material, in addition to greater interaction and collaboration between students in other contexts The planning of such activities took place during a specialization course on technologies and education offered by a federal institution of education. It was noticed that the activities involving the use of Whatsapp became a motivating way to learn by bringing together students’ routine and school practice.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectWhatsApp-
Palavras-chave: dc.subjectPlanos de aula-
Título: dc.titleLetramento digital, aplicativos de mensagens e formação continuada de professores : práticas exitosas em destaque.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.