Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Daniela de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Priscila Daniele de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17309 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17765/2176-9176.2022v27n1.e10729 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023908 | - |
Descrição: dc.description | Os momentos de pandemia, em geral, impõem novas regras e hábitos à sociedade. No contexto atual, a pandemia da Covid-19 tem sido um momento caracterizado por intensos desafios, o que tem provocado diversas reflexões por parte de pesquisadores no interior de seus grupos de pesquisa, principalmente, no que se refere às práticas docentes durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi de refletir sobre o uso das tecnologias digitais e das estratégias metodológicas contempladas por professores de geografia para promoverem o processo de ensino e de aprendizagem no ERE. A metodologia que auxiliou na busca dos objetivos foi a quantitativa/qualitativa, em que os dados foram obtidos por meio de um questionário semiestruturado online, organizado com o intuito de identificar o perfil de formação inicial e continuada dos docentes no que se refere à formação para lidar com as tecnologias; conhecer sobre a infraestrutura que possuem e as estratégias metodológicas adotadas durante o ERE. Nessa pesquisa houve a participação de professores da referida área de conhecimento e que atuam em cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Os dados da pesquisa revelaram que há um descompasso entre o uso das tecnologias e de metodologias, pois, muitas vezes, embasam-se em propostas inovadoras e ativas, mas culminam em mera reprodução de metodologias tidas como tradicionais. Por fim, percebeu-se que utilizar ferramentas tecnológicas nos processos de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento demandam repensar amplamente sobre o saber fazer pedagógico docente. | - |
Descrição: dc.description | New rules and habits have been imposed on society during pandemic times. Current Covid-19 pandemic has been characterized by profound challenges which have caused discussions by researchers within research groups and, particularly, with regard to teaching practices during Emergency Remote Teaching (ERT). Current research discusses the use of digital technologies and methodological strategies by Geography teachers to advance the teaching process and teaching in ERT. Quantitative and qualitative methodology was employed by which data were obtained by online semi-structured questionnaire to identify the profile of teachers ́ initial and continuous formation with regard to technological training; the infrastructure they have and the methodological strategies employed during ERT. Geography teachers who teach in Comprehensive Technical Courses at the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG) participated. Data revealed that there is a gap between the use of technologies and methodologies, since they frequently are based on innovatory and active suggestions but culminate in the mere reproduction of traditional methodologies. The use of technological tools in knowledge teaching, learning and construction processes require a thorough rethinking on teachers ́ pedagogical knowledge. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias metodológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia digital | - |
Título: dc.title | O ensino de geografia em tempos de pandemia : reflexões sobre o trabalho docente. | - |
Título: dc.title | Teaching geography during covid-19 pandemic : discussions on teacher ́s task. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: