Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Franco, Marco Antônio Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | Franco, Marco Antônio Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Erisvaldo Pereira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Castilho, Suely Dulce de | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Wilma de Nazaré Baía | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Wesley Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19678 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023904 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa, intitulada “Pesquisa-Ação, Formação Docente e Construção de Práticas Decoloniais: um estudo em uma escola quilombola do interior da Bahia”, busca analisar as percepções e concepções de professoras sobre as práticas docentes construídas a partir de um processo formativo baseado nos princípios da pesquisa-ação colaborativa, tendo como fundamento os conceitos de interculturalidade, decolonialidade, assim como os saberes produzidos pela comunidade local, em uma escola quilombola do município de Wenceslau Guimarães-BA. A pesquisa em tela se configurou em duas fases. A primeira se deu por meio de uma imersão na comunidade quilombola de Nova Esperança para compreender como a comunidade se organiza e seus repertórios culturais, além de identificar quais os conhecimentos e saberes o grupo tem produzido. Na segunda fase, desenvolveu-se, junto as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma pesquisa-ação do tipo colaborativo-crítica para o fomento de práticas educativas decoloniais. A pesquisa-ação foi utilizada como método de pesquisa e os dados produzidos foram analisados por meio das lentes da Análise Textual Discursiva, de Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. A partir dos dados gerados e das análises efetuadas é possível inferir que houve indícios de mudanças nas concepções e percepções das professoras sobre os conceitos de interculturalidade e decolonialidade e os diálogos possíveis com a educação e as práticas educativas desenvolvidas pelas docentes. Além disso, as docentes apresentaram perspectivas positivas em relação à compreensão dos marcos legais que sustentam a Educação Quilombola e a importância de mobilizar os conhecimentos produzidos pela comunidade em suas práticas educativas, com vistas a construir possibilidades de um currículo intercultural crítico. Ainda que não apresentem um discurso teórico denso e profundo sobre os conceitos, as professoras colaboradoras deste estudo demonstraram, por meio das entrevistas finais, que reconhecem a importância e a potencialidade de inserir, de maneira crítica, os saberes e a cultura de Nova Esperança em suas práticas e veem no protagonismo estudantil uma possibilidade de fortalecer a comunidade e a identidade quilombola. Foi possível perceber que a pesquisa-ação tem, tanto como campo conceitual, quanto metodológico, potencial de promover outras percepções das professoras, pois o seu modelo dialógico mobiliza as docentes, os seus conhecimentos e concepções sobre a escola/educação em direção ao centro do processo formativo. Destaca-se que a formação docente é uma via de mão dupla, e isso ficou evidente nos resultados, uma vez que o interesse pela formação, necessariamente, precisa atravessar aquele a quem ela se destina e considerar o potencial colaborador do processo. Mesmo sendo essa via recíproca de interesses, podemos inferir por meio da formação desenvolvida, que os bons frutos observados na concepção das professoras acerca dos temas em relevo neste estudo reverberaram na escola e, de alguma maneira, se refletiram nas práticas educativas desenvolvidas pelas professoras que não participaram da formação ou que estiveram presentes em poucos encontros. Esse dado reforça a importância da pesquisa-ação no desenvolvimento da formação continuada de professores no país. | - |
Descrição: dc.description | This research entitled “Action Research, Teacher Training and Construction of Decolonial Practices: a study in a quilombola school in the interior of Bahia” seeks to “analyze the perceptions and conceptions of teachers about teaching practices constructed from a training process based on the principles of collaborative action research, based on the concepts of interculturality, decoloniality, as well as the knowledge produced by the local community, in a quilombola school in the municipality of Wenceslau Guimarães - Bahia”. The research in question was configured in two phases. The first took place through an immersion in the quilombola community of Nova Esperança to understand how the community is organized, the cultural repertoires, in addition to identifying what knowledge and wisdom the group has produced. In the second phase, a collaborative-critical action research was developed with the teachers of the initial years of Elementary School to promote decolonial educational practices. Action research was used as the research method and the data produced were analyzed through the lens of Discursive Textual Analysis (DTA) by Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi. It is worth noting that this study is divided into six chapters. Based on the data collected and the analyses carried out, it is possible to infer that there were signs of changes in the teachers' conceptions and perceptions about the concepts of interculturality and decoloniality and the possible dialogues with education and the educational practices developed by the teachers. Furthermore, the teachers presented us with positive perspectives regarding the understanding of the legal frameworks that support Quilombola Education and the importance of mobilizing the knowledge produced by the community in their educational practices, with a view to building possibilities for a critical intercultural curriculum. Although it does not present a dense and profound theoretical discourse on the concepts, the teachers collaborating in this study demonstrated through the final interviews that they recognize the importance and potential of critically inserting the knowledge and culture of Nova Esperança into their practices and see student protagonism as a possibility of strengthening the community and the quilombola identity. It was possible to perceive that Action Research constitutes, both as a conceptual and methodological field, with the potential to promote other perspectives in the perceptions of teachers, since its dialogical model mobilizes teachers, their knowledge and conceptions about school/education to the center of the training process. It is important to highlight that teacher training is a two-way street, and this aspect emerged as a result, since the interest in training necessarily needs to cross the one for whom it is intended and who considers a potential collaborator in the process. Even though this is a reciprocal path of interests, we can infer from the training developed that the positive results observed in the teachers' conception of the themes highlighted in this study reverberated in the school and, in some way, were reflected in the educational practices developed by the teachers who did not participate in the training or who were present in few meetings. This data reinforces and corroborates the importance of action research in the development of continuing teacher training in the country. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/01/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa-ação em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - estudos interculturais | - |
Título: dc.title | Pesquisa-ação, formação docente e construção de práticas decoloniais : um estudo em uma escola quilombola do interior da Bahia. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: