Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Condessa, Luciano Antonacci | - |
Autor(es): dc.creator | Cabido, Christian Emmanuel Torres | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, André Maia | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Daniel Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Vinícius de Matos | - |
Autor(es): dc.creator | Chagas, Mauro Heleno | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Emerson Silami | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6709 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742015000100007 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023873 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo com¬parou a intensidade de quatro treinamentos específicos de futebol (jogo treino, amistoso, treinos técnicos e táticos). Dez jogadores de futebol profissional foram recrutados (24,2 ± 3,7 anos, 177,9 ± 7,3 cm, 63,2 ± 4,6 mLO2•kg-1•min-l). Um teste progressivo intervalado em esteira foi realizado para determinar o VO2max, frequência cardíaca máxima (FCmax), curva FC-VO2, e frequência cardíaca correspondente às concentrações de lactato de 2 e 4 mmol/L. A frequência car¬díaca dos treinos foi usada para estimar a intensidade do exercício e classificá-los em zonas de intensidade (baixa, <2 mmol/L; moderada: entre 2 e 4 mmol/L; alta: >4 mmol/L). As intensidades das sessões de treinamento foram diferentes (jogo amistoso: 86,0 ± 5,1% FCmax; jogo treino: 81,2 ± 4,1 % FCmax; treino tático: 70,4 ± 5,3% FCmax; treino técnico: 62,1 ± 3,6% FCmax). O jogo amistoso apresentou porcentagem mais alta de tempo realizado na zona de intensidade alta. | - |
Descrição: dc.description | This study compared the exercise intensity of four specific soccer training sessions (friendly and training match, tactical and technical workouts). Ten professional soccer players (24.2 ± 3.7 years, 177.9 ± 7.3 cm, 63.2 ± 4.6 mLO2•kg-1•min-l) were recruited. A treadmill progressive interval test was performed to determine the players’ VO2max, maximal heart rate (HRmax), HR-VO2 curve, and the heart rate corresponding to blood lactate concentrations of 2 and 4 mmol/L. The heart rate during the training sessions was used to estimate the exercise intensity and to classify them into intensity zones (low-intensity: <2 mmol/L; moderate-intensity: between 2 and 4 mmol/L; high-intensity: >4 mmol/L). Exercise intensities were different among training sessions (friendly match: 86.0 ± 5.1% HRmax; training match: 81.2 ± 4.1% HRmax; tactical workout: 70.4 ± 5.3% HRmax; technical workout: 62.1 ± 3.6% HRmax). The friendly match presented the highest percentage of time performed in the high-intensity zone. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Motriz. Journal of Physical Education estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Motriz. Journal of Physical Education <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1980-6574&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 set. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise intensity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Futebol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intensidade de exercício | - |
Título: dc.title | Analysis and comparison of intensity in specific soccer training sessions. | - |
Título: dc.title | Análise e comparação da intensidade em sessões específicas de treinamento de futebol. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: