
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dulci, Luciana Crivellari | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dulci, Luciana Crivellari | - |
| Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Leonel Martins | - |
| Autor(es): dc.contributor | Maciel, Paulo Marcos Cardoso | - |
| Autor(es): dc.creator | Chagas, Maria Jaqueline Nascimento das | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20822 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023858 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação investiga como a historiografia do povo acreano e as memórias que permeiam a oralidade local, reavivadas pela identidade indígena Huni Kuĩ da autora, podem ser visibilizadas e potencializadas pelo teatro. Busca-se entender como a peça histórica pode contribuir com a (re)construção da cultura e identidade local, valorizando a oralidade que parte da memória e da narrativa das pessoas pouco reconhecidas na historiografia única escrita pelo colonizador. Os termos “sem nomes” e “história única” são essenciais para entender a construção da identidade formada pelo colonizador e como o dramaturgo historiador pode retomar outras histórias para “ir a contrapelo” da história única. A pesquisa é um trabalho etnográfico a partir do estudo da dramaturgia Afluentes Acreanas (2023) de Jaqueline Chagas e, como referenciais teóricos principais, se utiliza de A dramaturgia como Reescrita da história, de Yuri Magalhães (2021); Nukũ Beyá Xarabu: A Arte na Recriação, Reconstrução e Fortalecimento da Identidade Huni Kuĩ da Terra Indígena Kaxinawá de Nova Olinda, de Rasu Inu Bake Huni Kuĩ (2023); Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura, de Walter Benjamin (2012); O Perigo de uma história única, de Chimamanda Ngozi Adichie (2009) e El dramaturgo como historiador, de Juan Mayorga (2013). | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation investigates how the historiography of the people of Acre and the memories that permeate local orality, revived by the author's Huni Kuĩ indigenous identity, can be made visible and enhanced by theater. The aim is to understand how the historical piece can contribute to the (re)construction of local culture and identity, valuing the orality that comes from the memory and narrative of people little recognized in the unique historiography written by the colonizer. The terms “nameless” and “single history” are essential to understand the construction of the identity formed by the colonizer and how the historian playwright can take up other stories to “go against the grain” of the single history. The research is an ethnographic work based on the study of the dramaturgy Afluentes Acreanas (2023), by Jaqueline Chagas and, as main theoretical references, it uses A dramaturgia como Reescrita da história, by Yuri Magalhães (2021); Nukũ Beyá Xarabu: A Arte na Recriação, Reconstrução e Fortalecimento da Identidade Huni Kuĩ da Terra Indígena Kaxinawá de Nova Olinda, by Rasu Inu Bake Huni Kuĩ (2023); Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura, by Walter Benjamin (2012); O Perigo de uma história única, by Chimamanda Adichie (2009) and El dramaturgo como historiador, by Juan Mayorga (2013). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/07/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acre | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antropologia - etnografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dramaturgos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
| Título: dc.title | Afluentes acreanas : uma peça histórica contra o esquecimento da memória Huni Kuĩ. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: