Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dias, Aline Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Tanure, Richardy Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Jussara Marques de | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Helen de Cássia Sousa da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Carlos Henrique Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18933 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5753/webmedia.2024.241958 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023820 | - |
Descrição: dc.description | The rise of video platforms such as YouTube has revolutionized information sharing and influenced social habits and product consumption. At the same time, the diverse global regulatory landscape and ongoing studies on the health effects of e-cigarettes have led to intense and controversial debates. Amidst this, the production of content about e-cigarettes on the internet is rapidly increasing, particularly on YouTube, one of the most popular video platforms globally and the most popular in Brazil. Despite the growing body of research focused on understanding online interactions with ecigarettes, there is a lack of comprehensive and detailed temporal analyses that capture the dynamics of the debate and people’s stance towards these products, especially in the Brazilian context. To address this gap, our study aims to investigate the popularity and acceptance of e-cigarettes in Brazil by analyzing YouTube videos and their associated comments. We collected an extensive dataset of videos, channels, comments and their metadata from 2018 to 2023. Our methodology involved analyzing production and engagement metrics, and developing a deep learning-based stance detection model to estimate people’s stance (approval or disapproval) based on comments and quantify the temporal dynamics of these attitudes over the years. Our findings reveal a significant increase in content production and user engagement, indicating a growing public interest, with a notable increase in approving comments on the product. This study fills previous research gaps by offering a comprehensive and pioneering overview of e-cigarette use and public perception in Brazil, emphasizing the need for a more informed discussion among society and regulatory bodies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado de máquina | - |
Título: dc.title | Análise da percepção do uso de cigarros eletrônicos no Brasil por meio de comentários no YouTube. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: