Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cortes, Diego Pereira de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10425 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023752 | - |
Descrição: dc.description | Esse artigo descreve uma pesquisa conduzida em uma escola pública estadual situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais e, também, em uma feira livre localizada na mesma região. O principal objetivo do estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem poderia contribuir para o processo de re-significação dos conceitos de função de 38 alunos matriculados no segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários, um inicial e outro final, uma entrevista semiestruturada com o feirante, um seminário com os alunos e o feirante e o diário de campo do professor-pesquisador, além da transcrição de gravações de áudio e vídeos. Os dados quantitativos e qualitativos foram analisados simultaneamente com a utilização da Metodologia do Estudo Misto por meio do design QUAN + QUAL. Após essa análise, houve a quantificação dos dados qualitativos que possibilitou que os resultados obtidos fossem interpretados por meio da elaboração de categorias. Um dos mais importantes resultados desse estudo é que a etnomodelagem propiciou uma abordagem integradora do currículo matemático escolar, pois considerou ambos os conhecimentos matemáticos êmico e ético para que os professores e alunos pudessem compreender, de uma maneira holística e abrangente, as informações matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos que compõem a população discente escolar. | - |
Descrição: dc.description | This research was conducted in a public school located in the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais and in a local farmers market. The main objective of this study was to show how a dialogical approach to ethnomodeling contributes to the process of re-signification of function concepts. The data from this study involved 38 students in the second year of high school during their interaction with a farmer and his labor practices. Three blocks of activities, two questionnaires, one initial and one final, a semi-structured interview with the farmer, a seminar with the students and the farmer, and the fieldnotes of the researcher-teacher, as well as transcriptions of audio and video recordings were used for as data collection in this study. Both quantitative and qualitative data were collected and analyzed by using the methodology of a Mixed Methods Study by applying the QUAN+QUAL design. After this analysis, qualitative data were quantified, which enabled interpretation of the results through the elaboration of categories. One of the main results of this study is that ethnomodeling provides an integrative approach to school mathematics curriculum that considers both etic and emic mathematical knowledge origins, so that teachers and students come to understand, in a more realistic, holistic and comprehensive way, the mathematics developed by the members of the different cultural groups that make up diverse student populations, such as found in this study. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O Boletim LABEM permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário no dia de 10 out. de 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem êmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem dialógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método do estudo misto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogical approach | - |
Título: dc.title | Traduzindo dialogicamente as práticas laborais de um feirante por meio da etnomodelagem. | - |
Título: dc.title | Dialogically translating the labor practices of a farmer through ethnomodeling. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: