Jogos sérios como estratégia de apoio ao ensino e aprendizagem de música : aplicação do jogo Musicália na educação infantil.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Alan Robert Resende de-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Alan Robert Resende de-
Autor(es): dc.contributorBianchi, Andrea Gomes Campos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Saul Emanuel Delabrida-
Autor(es): dc.contributorDarin, Ticianne de Gois Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorLima, Wemerson Geisler de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:46:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:46:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16894-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023699-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo analisar a possibilidade de aplicação do jogo Musicália no processo de ensino e aprendizagem de música para crianças pequenas da Educação Infantil com base nos campos de experiência da BNCC e seus objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Foi realizada uma análise comparativa do jogo Musicália com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos campos de experiências para crianças pequenas da BNCC, com vistas ao desenvolvimento de uma visão crítica sobre a possibilidade de sua aplicação para o processo de ensino e aprendizagem de música por crianças da pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses). Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com os resultados a serem analisados com base em uma análise de conteúdo. Foram avaliadas variáveis como usabilidade, leiturabilidade, topografia, uso de mídias, imagens e figuras e sua adequação à idade das crianças e às propostas da BNCC. Os resultados verificados nesta pesquisa demons- traram que o Musicália apresenta importantes características para ser aplicado em sala de aula no processo de ensino e aprendizagem de música para crianças da educação infantil a partir de 1 ano e 7 meses, sendo capaz de inserir a música no cotidiano dessas crianças. Todavia, ainda demanda ajustes para que fique de acordo com a BNCC e, assim, possa atingir os objetivos previstos na mesma.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to analyze the possibility of applying the Musicália game in the process of teaching and learning music for young children in Early Childhood Education, based on the BNCC’s fields of experience and its learning and development objectives. A comparative analysis of the Musicalia game was carried out with the learning and development objectives of the BNCC’s fields of experien- ces for young children, with a view to developing a critical view of the possibility of its application to the process of teaching and learning music by children. preschool (4 to 5 years and 11 months). This is an exploratory research with a qualitative approach, with the results to be analyzed based on a content analysis. Variables such as usability, readability, topography, use of media, images and figures and their suitability for the children’s age and the BNCC proposals were evalu- ated. The results verified in this research showed that Musicália has important characteristics to be applied in the classroom in the process of teaching and learning music for children from early childhood education from 1 year and 7 months, being able to insert music in the daily lives of these children. children. However, it still requires adjustments so that it is in accordance with the BNCC and, thus, can achieve the objectives set forth therein.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectJogos sérios-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Título: dc.titleJogos sérios como estratégia de apoio ao ensino e aprendizagem de música : aplicação do jogo Musicália na educação infantil.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.