Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Rosana Areal de | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Rosana Areal de | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Marcus Vinícius | - |
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Vera Lúcia | - |
Autor(es): dc.creator | Bernardes, Douglas de Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18111 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023696 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A visão tradicional da historiografia imprimiu uma imagem de submissão e marginalização à população negra no Brasil. No campo da História da Educação, os estudos sobre a educação da população negra estiveram, por muito tempo, nessa tendência de redução do negro à escravidão ou aos espaços marginais, negando sua participação ativa e consciente na formação do Brasil e na constituição da educação brasileira. Porém, esse quadro foi ganhando outras cores a partir das últimas décadas do século XX, com trabalhos de Marcus Vinícius Fonseca, Sueli Carneiro, Surya Aaronovich Pombo de Barros e tantos outros através dos quais podemos conhecer a história do negro no Brasil a partir de outras perspectivas. Nesse sentido, a presente dissertação objetiva analisar a trajetória política e docente de José Antônio Marinho, um homem nascido pobre e filho de pais mulatos que desafiou a predestinação de sua origem e condição e se tornou um dos mais evidentes políticos, padres e professores da primeira metade do século XIX. Inscrever Marinho nessa nova visão historiográfica que tira a população negra dos porões da História para demonstrar a complexidade das relações e das trajetórias de pessoas negras na história do Brasil. Analisamos a vida de José Antônio Marinho a partir das fontes biográficas, a maior parte contemporânea ao biografado, e dos textos de imprensa, uma fonte que tem se demonstrado muito útil e importante para os estudos históricos em educação. Buscamos compreender Marinho como um homem de seu tempo. Os resultados da pesquisa e da análise empenhada demonstraram a relevância de Marinho como um sujeito histórico e de grande importância para as pesquisas no campo da História da Educação e para o conhecimento de um indivíduo que tem em si muitas influências das redes e dos espaços de sociabilidade a que pertenceu. | - |
Descrição: dc.description | The traditional view of historiography has printed an image of submission and marginalization to the black people in Brazil. In the field of the History of Education, studies on the education of the black population were, for a long time, in this trend of reducing blacks to slavery or marginal spaces, denying their active and conscious participation in the formation of Brazil and in the constitution of Brazilian education. However, this picture was gaining other colors from the last decades of the twentieth century, with works by Marcus Vinícius Fonseca, Sueli Carneiro, Surya Aaronovich Pombo de Barros and so many others that, fortunately, we can know the history of blacks in Brazil from other perspectives. In this sense, the present dissertation aims to analyze the political and teaching trajectory of José Antônio Marinho, a man born poor and the son of mulatto parents who challenged the predestination of his origin and condition and became one of the most evident politicians, priests and teachers of the first half of the nineteenth century of black people in the history of Brazil. We analyze the life of José Antônio Marinho from biographical sources, most of them contemporary to the biographed, and from press texts, a source that has proven to be very useful and important for historical studies in education. We seek to understand Marinho as a man of his time. The results of the research and the committed analysis demonstrated the relevance of Marinho as a historical subject of great importance for research in the field of History of Education and for the knowledge of an individual who has in himself many influences from networks and spaces of sociability to which it belonged. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/03/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. | - |
Palavras-chave: dc.subject | José Antonio Marinho - biografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imprensa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - história | - |
Título: dc.title | Sob o “accidente da côr” : a trajetória do Padre José Antônio Marinho entre a sala de aula e os espaços políticos. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: