
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Nogueira, Christianne de Lyra | - |
| Autor(es): dc.creator | Azevedo, Roberto Francisco de | - |
| Autor(es): dc.creator | Zornberg, Jorge Gabriel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8617 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://ascelibrary.org/doi/10.1061/%28ASCE%291532-3641%282009%299%3A2%2873%29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1061/(ASCE)1532-3641(2009)9:2(73) | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023630 | - |
| Descrição: dc.description | This paper presents finite-element analyses of excavations by using a coupled deformation and flow formulation. Specific numerical procedures were implemented into the finite-element codes to simulate the excavation construction and to solve the nonlinear coupled system. The paper discusses results of two generic excavations, with analyses conducted using different constitutive models and different excavation rates. Although the constitutive model affected the magnitude and distribution of the excess of the pore-water pressure due to the excavation process, the constitutive models only slightly influenced the dissipation rate of the excess pore-water pressure. Excavation rates that were one order of magnitude smaller than the hydraulic conductivity of the soil led to results representative of drained processes. Because of the slow rate needed for drained conditions, partially drained conditions normally prevail during excavations, highlighting the importance of coupled analyses. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Coupling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Excavation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saturated soils | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Finite element method | - |
| Título: dc.title | Coupled analyses of excavations in saturated soil. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: