
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Reis, Frederico da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues Filho, Newton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3058 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023623 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho de pesquisa faz uma análise do uso de tecnologias no estudo de Matemática Financeira, desde as civilizações antigas, com a utilização de material de trocas, passando pelas tábuas de logaritmos e pelas primeiras calculadoras até o uso de planilhas eletrônicas e calculadoras sofisticadas, como a HP12-C, dentro de um ambiente educacional informatizado, configurando situações aplicadas ao mercado financeiro. Isso possibilita por parte de alunos do Ensino Superior a contextualização social, com a visualização através das tecnologias da informação e comunicação, de novas perspectivas na formação da Educação Financeira desse grupo. A construção dos cenários de investigação nas aulas, durante a nossa pesquisa, mostrou-nos algumas modificações no comportamento de alunos e professores dentro e fora da sala de aula. Isso ocorreu devido ao novo paradigma adotado pelos cenários de investigação, promovendo uma maior participação dos alunos e facilitando a aprendizagem ao utilizarem as Tecnologias Informacionais e Comunicacionais na Educação Matemática – TICEM como uma ferramenta eficaz para o uso prático de conceitos da Matemática Financeira. As considerações finais apontam três categorias de contribuições: para a formação dos nossos alunos, como um facilitador na aprendizagem desses tópicos de Matemática Financeira; para a utilização das TICEM no desenvolvimento da modelagem matemática financeira e da composição dos cenários de investigação, utilizando as semi-realidades propiciadas pela pesquisa; e para que os alunos modifiquem seu comportamento dentro e fora da sala de aula, percebendo a importância de se utilizar os conceitos da Matemática Financeira no exercício cotidiano de sua cidadania. | - |
| Descrição: dc.description | This research work analyses the usage of technologies in the learning of Financial Mathematics, from ancient civilizations, with the exchange of goods, through slide rules and the first mechanical calculators, up to the use of computer spreadsheets and sophisticated electronic calculators, such as the HP-12C, within an computer assisted educational environment, replicating applications from the financial markets. This allows college students to build their knowledge according to their social context, using communication and information technology in order to acquire a new viewpoint on their financial mathematics background. The construction of investigation landscapes in the classroom, throughout our research, shows us some behavior alterations on both students and instructors, not only in the classroom but in general. This took place due to the new paradigm used by the investigation landscapes, promoting a larger involvement of the students and making the learning easier by using the Informational and Communicational Technologies in Mathematics Education as an efficient tool for the practical usage of the concepts of Financial Mathematics. The final conclusions point to three groups of contributions: to the education of our students, as a learning facilitator to these topics of Financial Mathematics; to the usage of technologies in developing financial math models and in composing investigation landscapes, through the semi-reality produced by this research; and to the change in students‟ behavior both inside and outside of the classroom, by realizing the relevance of using Financial Mathematics concepts in the daily exercise of their citizenship. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação econômica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
| Título: dc.title | Utilizando tecnologias informacionais e comunicacionais na educação matemática financeira : um estudo com alunos de graduação. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: