Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Andrade, Dayse Rodrigues de Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Camelo, Lidyane do Valle | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Rodrigo Citton Padilha dos | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Itamar de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Antônio Luiz Pinho | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Luana Giatti | - |
Autor(es): dc.creator | Barreto, Sandhi Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9106 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://link.springer.com/article/10.1007/s00038-016-0928-3 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1007/s00038-016-0928-3 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023608 | - |
Descrição: dc.description | Objectives To investigate whether life course exposure to adverse socioeconomic positions (SEP) as well as maintaining a low SEP or decreasing the SEP intra- and intergeneration was associated with an increased 10-year cardiovascular disease (CVD) risk predicted by the Framingham Risk Score. Methods This is a cross-sectional analysis of baseline data (2008–2010) of 13,544 active workers from ELSA-Brasil cohort. Maternal education, leg length, social class of first occupation and education were used to evaluate childhood, youth and adulthood SEP. Results After considering adulthood SEP, exposure to early-life low SEP remained associated with an increased 10-year CVD risk. The 10-year CVD risk also rose as the number of exposures to low SEP throughout life increased. Compared to individuals in high-stable intragenerational trajectory, those in upward, downward, or stable low trajectory presented higher 10-year CVD risk. Increasing individuals’ SEP over generation showed no increased risk of 10-year CVD risk compared to individuals in highstable trajectory. Conclusions Childhood may be a critical period for exposures to social adversities. Life course low SEP may also affect the 10-year CVD risk via accumulation of risk and social mobility. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socioeconomic position | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framingham Risk Score | - |
Título: dc.title | Life course socioeconomic adversities and 10-year risk of cardiovascular disease: cross-sectional analysis of the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: