
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Reis, Frederico da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Alves, Davis Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2498 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023592 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta nossa pesquisa sobre o ensino de Funções, Limites e Continuidade em Ambientes Educacionais Informatizados. A pesquisa teórico- bibliográfica contemplou trabalhos relacionados à Educação Matemática no Ensino Superior e à utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do 1º período de Licenciatura em Matemática da UFOP, matriculados na disciplina de “Introdução ao Cálculo”, no 2º semestre letivo de 2009. Foram elaboradas e avaliadas 10 atividades exploratórias sobre diversos conteúdos de Funções, Limites e Continuidade, implementadas em laboratório de informática com a utilização do software GeoGebra. As considerações apontam para a possibilidade de visualização, a abertura para conjecturas, o dinamismo do ambiente de aprendizagem e a abordagem intuitiva de conceitos como as principais contribuições da utilização de TIC’s no ensino introdutório de Cálculo. Outro destaque interessante foi a mudança na postura dos alunos, tanto nas atividades no laboratório como na sala de aula e em suas concepções a respeito da utilização de TIC’s no ensino de Cálculo. | - |
| Descrição: dc.description | This paper presents our research on the teaching of Functions, Limits and Continuity in Computerized Educational Environments. The theoretical-bibliographical research was mostly concentrated on works related to the teaching of Mathematics Education in Higher Education and on the use of Information and Communication Technologies. Field research was conducted with students in the first period of Mathematics Teaching Degree at UFOP, enrolled in the discipline of "Introduction to Calculus,” in the second semester of 2009. Ten exploratory activities on different contents of Functions, Limits and Continuity, implemented in Computer Lab using the software GeoGebra, were formulated and evaluated. Considerations point out to the viewing possibility, conjectures, development of learning environment and the intuitive approach of concepts as the main contributions of the TIC’s usage in teaching Introductory Calculus. Another point worth highlighting was the change in the students’ attitude, both in lab and classroom activities and in their views regarding the use of TICs in teaching Calculus. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Funções - matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cálculo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
| Título: dc.title | Ensino de funções, limites e continuidade em ambientes educacionais informatizados : uma proposta para cursos de introdução ao cálculo. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: