As contribuições da visualização proporcionada pelo GeoGebra à aprendizagem de funções derivadas em Cálculo I.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMartins Júnior, José Cirqueira-
Autor(es): dc.creatorReis, Frederico da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:45:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:45:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14570-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34117/bjdv6n10-226-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023522-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo aborda o ensino e a aprendizagem na disciplina de Cálculo I, em relação aos aspectos proporcionados pela visualização. Propomos investigar algumas contribuições de atividades exploratórias que envolveram gráficos de funções Derivadas com professores que utilizaram o software GeoGebra. Utilizamos a pesquisa Qualitativa que procurou compreender a visão que tais professores tiveram dessas atividades, as formas utilizadas para a coleta dos dados foram os registros de gravações em áudio, das atividades exploratórias e questionários. Nesse contexto, eles fizeram uma experimentação relacionando as atividades com as principais definições que foram sugeridas pelo livro didático utilizado como suporte para a sua elaboração. O estudo aponta que o software GeoGebra contribui para que o professor reflita sobre a sua prática pedagógica quando faz uso das demonstrações e exemplos com gráficos de funções Derivadas, oportunizando aos alunos uma melhor interação e aprofundamento dos principais conceitos que envolvem os gráficos de funções Derivadas.-
Descrição: dc.descriptionThis article addresses teaching and learning in the discipline of Calculus I, in relation to the aspects provided by visualization. We propose to investigate some contributions of exploratory activities that involved graphs of derived functions with teachers who used GeoGebra software. We used the Qualitative research that sought to understand the view that these teachers had of these activities, the forms used for data collection were the records of audio recordings, exploratory activities and questionnaires. In this context, they made an experiment relating the activities with the main definitions that were suggested by the textbook used as support for their elaboration. The study points out that the GeoGebra software contributes to the teacher reflecting on his pedagogical practice when making use of the demonstrations and examples with graphs of derived functions, opportunistic to the students a better interaction and deepening of the main concepts that involve the graphs of derived functions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 18 maio 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades exploratórias-
Palavras-chave: dc.subjectExploratory activities-
Título: dc.titleAs contribuições da visualização proporcionada pelo GeoGebra à aprendizagem de funções derivadas em Cálculo I.-
Título: dc.titleThe contributions of the visualization provided by GeoGebra to the learning of derivatives functions in Calculus I.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.