Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva , Sarah Eliane de Matos | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Juliana Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:45:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:45:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18765 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023514 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo do estudo foi avaliar o que e como aprendem estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual mineira quando se envolvem em uma atividade em grupo sobre o uso de substâncias psicoativas na adolescência e suas repercussões biopsicossociais. Para tanto, foi analisado o engajamento disciplinar produtivo durante a aplicação do primeiro momento de uma sequência didática, referente ao diálogo sobre questões sociocientíficas – questões sociais complexas, às vezes controversas, relacionadas a temas sensíveis para a sociedade brasileira. Por meio da observação participante e de registros audiovisuais, em um recorte da atividade em grupo, percebemos a emergência de práticas epistêmicas nos processos discursivos, evidenciando o engajamento dos sujeitos da pesquisa em ações de produção, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento científico escolar. | - |
Descrição: dc.description | The objective of the study was to evaluate what and how high school students from a state public school in Minas Gerais learn when they engage in a group activity on the use of psychoactive substances in adolescence and its biopsychosocial repercussions. To this end, productive disciplinary engagement was analyzed during the application of the first moment of a didactic sequence, referring to the dialogue on socio-scientific issues – complex, sometimes controversial, social issues related to sensitive topics for Brazilian society. Through participant observation and audiovisual records, in a group activity, we noticed the emergence of epistemic practices in the discursive processes, evidencing the engagement of the research subjects in actions of production, communication, evaluation and legitimation of school scientific knowledge. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Cocar permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5678>. Acesso em: 01 ago. 2024 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engajamento disciplinar produtivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas epistêmicas | - |
Título: dc.title | Engajamento disciplinar produtivo e práticas epistêmicas : construtos para avaliação da aprendizagem em uma atividade sobre drogas no ensino médio. | - |
Título: dc.title | Productive disciplinary engagement and epistemic practices : constructs for evaluating learning in an activity about drugs in high school. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: