Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Custódio, Glauber César Cruz | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Célia Maria Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Paixão, Jairo Antônio da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:45:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:45:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16232 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5153 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023497 | - |
Descrição: dc.description | Os estudos sobre a prática pedagógica da Educação Física escolar têm sido tema de interesse na área educacional. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar a atuação de professores de Educação Física em escolas de unidades prisionais localizadas na Região dos Inconfidentes/MG. Através de uma pesquisa qualitativa, a entrevista semiestruturada foi utilizada para a coleta dos dados. Após a coleta e análise dos dados foi possível identificar que a formação inicial dos professores não os preparou para atuarem na educação prisional. Para minimizar os impactos, esses professores realizam pesquisas e estudos de maneira autônoma e aprendem constantemente em suas práticas diárias, por meio de tentativas, erros e acertos. Em suas ações docentes, lhes são exigidos saberes de outra natureza que não acadêmica, como conhecimentos relacionados à capacidade de comunicação, atenção ao que acontece na sala e flexibilidade em suas ações. Soma-se a isso, conforme relatos dos professores, a inexistência de cursos de formação continuada específicos sobre esse campo de atuação. | - |
Descrição: dc.description | Studies on the pedagogical practice of school Physical Education have been a topic of interest in the educational area. This article presents the results of a research that aimed to identify and analyze the performance of Physical Education teachers in schools of prison units located in the Região dos Inconfidentes/MG. Through qualitative research, the semi-structured interview was used to collect the data. After collecting and analyzing the data, it was possible to identify that the initial training of teachers did not prepare them to work in prison education. To minimize the impacts, these teachers conduct research and studies autonomously and learn constantly in their daily practices, through trial, error and success. In their teaching activities, they are required to have knowledge of non-academic nature, such as knowledge related to communication skills, attention to what happens in the classroom, and flexibility in their actions. In addition, according to teachers’ reports, there is no specific continuing education courses in this field. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atuação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola prisional | - |
Título: dc.title | Atuação de professores de Educação Física em escolas prisionais : problematizando a formação inicial e continuada. | - |
Título: dc.title | Performance of Physical Education teachers in prison schools : problematizing initial and continuing education. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: