
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Reis, Frederico da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins Júnior, José Cirqueira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:45:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:45:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4984 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023489 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho objetiva discutir as contribuições da realização de atividades exploratórias para a aprendizagem de diversos conteúdos relacionados a derivadas de funções reais de uma variável real no ensino de Cálculo I, a partir da visualização proporcionada pelo software GeoGebra. O trabalho fundamentou-se teoricamente em estudos sobre a Educação Matemática no Ensino Superior, com foco no Ensino de Derivadas em Cálculo e na Visualização proporcionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática – TICEM. A pesquisa de campo foi realizada com Professores de Matemática do Ensino Superior, a partir do desenvolvimento de atividades exploratórias de construção e interpretação de gráficos. Para a análise dos dados, foram utilizados os registros e o áudio do desenvolvimento das atividades pelos professores, além de um questionário de avaliação das atividades, aplicado aos professores. Os resultados obtidos apontam que a visualização proporcionada pelo software GeoGebra contribuiu para uma ressignificação de diversos conceitos e propriedades de derivadas que são requisitados na construção de gráficos de funções reais, além de destacar como fundamental, nos processos de ensino e aprendizagem de Cálculo I, um equilíbrio entre os processos visuais e os processos algébricos. | - |
| Descrição: dc.description | The present work aims to discuss the contributions of exploratory activities used for learning related content of real functions of a real variables in teaching Calculus I from visualizations provided by software GeoGebra. The work was based on theoretical studies in Mathematics Education in Higher Education, with a focus on teaching calculus and in previews provided by Information Technologies and Communication in Mathematics Education – TICEM. Field research was conducted with mathematics teachers in higher education, from the development of exploratory activities of the construction and interpretation of graphs. Data analysis used records and audio from the development of the activities by teachers, as well as questionnaires for evaluation of activities. The results obtained indicate that the visualizations provided by software GeoGebra contributed to various concepts and ressignification of derived properties required in the construction of graphs of real functions, in addition to fundamental highlights in the processes of teaching and learning of Calculus I, a balance was achieved between visual and algebraic processes. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/04/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visualização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cálculo - estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da informação | - |
| Título: dc.title | Ensino de derivadas em cálculo I : aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: