A utilização integrada da realidade aumentada no software GeoGebra por meio de dispositivos móveis para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAmorim, Silvio Luiz Gomes de-
Autor(es): dc.creatorReis, Frederico da Silva-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Neuber Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:45:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:45:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19465-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4771-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023479-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta uma pesquisa que objetivou discutir contribuições de atividades exploratórias utilizando de forma integrada a Realidade Aumentada no software GeoGebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio. A metodologia qualitativa contemplou uma pesquisa de campo com alunos do 2o ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, a partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades ex- ploratórias relacionadas a sólidos geométricos utilizando a Realidade Aumentada no software GeoGebra 3D, por meio dos smartphones dos alunos. As conclusões da pesquisa apontaram que as principais contribuições foram: a visua- lização na criação e desenvolvimento de ideias, conceitos e propriedades dos sólidos geométricos; a potencialização da aprendizagem móvel por meio da utilização de recursos tecnológicos e dos dispositivos móveis; e a construção de um novo olhar dos alunos para as possibilidades de utilização de Tecnologias Digitais na aprendizagem de Matemática.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents research that aimed to discuss contributions of exploratory activities using in a integrated way Augmented Reality in the GeoGebra software for learning Spatial Geometry in High School. The qualitative methodol- ogy included field research was carried out with students enrolled in the 2nd year of High School at Federal Institute of Minas Gerais - Campus Ouro Preto, based on the elaboration, development and evaluation of exploratory activities related to geometric solids using Augmented Reality in the GeoGebra 3D software, through students’ smartphones. The conclusions of research indicate that the main contributions were: visualization in the creation and development of ideas, concepts and properties of geometric solids; enhancing mobile learning through the use of technological resources and mobile devices; and the construction of a new perspective of the students towards the possibilities of using Digital Technologies in learning Mathematics.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Vydia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Vydia <https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA>. Acesso em: 12 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade aumentada-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware GeoGebra-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem móvel-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria espacial-
Título: dc.titleA utilização integrada da realidade aumentada no software GeoGebra por meio de dispositivos móveis para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.