Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Travain, Silmar Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
Autor(es): dc.contributor | Travain, Silmar Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
Autor(es): dc.contributor | Franco, Carlos Joel | - |
Autor(es): dc.contributor | Assis, Alice | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Frederico Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:45:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:45:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8468 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1023459 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Nos últimos anos, o uso das tecnologias de informação (TI’s) como uma ferramenta de auxílio pedagógico vêm sendo muito discutido. Entre elas destaca-se o uso de softwares que são muito explorados, pois permitem o estudo de simulações que na prática seriam difíceis e, até impossíveis de serem realizadas em laboratórios tradicionais. A utilização desses softwares pode facilitar a compreensão de alguns fenômenos físicos, tornando possível a visualização de gráficos e animações num mesmo ambiente. Com essa melhor visualização, e juntamente com o interesse do aluno pelo uso dos softwares, o processo de ensino-aprendizagem pode ser mais produtivo. Esses softwares tem propiciado uma melhor introdução de conteúdos de Física Moderna no ensino médio. A física moderna é um campo de conhecimento essencial para a compreensão de fenômenos ligados ao cotidiano, seja de origem natural ou tecnológica, como sensores noturnos, portões eletrônicos, sistemas de iluminação, dispositivos eletrônicos, entre outros, o que fazem deste tema um assunto de destaque. Assim, para uma melhor compreensão dessas tecnologias, faz-se necessário intensificar discussões sobre tópicos de Física Moderna na grade curricular das escolas de nível básico. Um tema que apresenta várias aplicações no dia-a-dia é o Efeito Fotoelétrico, um assunto que consta na matriz curricular do ensino médio. Estamos sendo monitorados diariamente por sensores, seja para locomoção (no interior dos motores automotivos), para segurança (alarmes) para iluminação pública (células fotoelétricas), entre outros. Considerando as tecnologias aplicadas e sua inserção em ensino de ciências, este trabalho visa, por meio de uma oficina, apresentar uma proposta de atividades que permitam estudar o efeito fotoelétrico com o uso de um software da plataforma PhET, da Universidade do Colorado. O desafio dessa proposta é estimular a participação dos alunos na construção do conhecimento, inspirado na abordagem dialógica de Paulo Freire. O trabalho constitui em oficinas instrumentais aos professores do ensino médio sobre tópicos de Física Moderna, em especial o tema efeito fotoelétrico, com o auxílio de um software da plataforma PhET. Como produto final deste trabalho, pretende-se obter uma sequência didática que possa ser utilizada no Ensino de Física Moderna. | - |
Descrição: dc.description | In recent years, the use of information technology (IT) as a pedagogical aid tool has been much discussed. Among them is the use of softwares that are very exploited because they allow the study of simulations that in practice would be difficult and even impossible to be performed in traditional laboratories. The use of these softwares can facilitate the understanding of some physical phenomena, making possible the visualization of graphs and animations in the same environment. With this better visualization, and together with the student's interest in the use of software, the teaching-learning process can be more productive. These softwares have provided a better introduction of Modern Physics contents in high school. Modern physics is a field of essential knowledge for the understanding of phenomena linked to everyday life, whether of natural or technological origin, such as night sensors, electronic gates, lighting systems, electronic devices, among others, making this subject a subject of Featured. Thus, for a better understanding of these technologies, it is necessary to intensify discussions on topics of Modern Physics in the curriculum of elementary schools. A subject that presents several applications in the day-to-day is the Photoelectric Effect, a subject that appears in the curricular matrix of high school. We are being monitored daily by sensors, whether for locomotion (inside automotive engines), for safety (alarms) for public lighting (photoelectric cells), among others. Considering the applied technologies and their insertion in science teaching, this work aims, through a workshop, to present a proposal of activities that allow to study the photoelectric effect with the use of a software of the PhET platform, of the University of Colorado. The challenge of this proposal is to stimulate students' participation in the construction of knowledge, inspired by Paulo Freire's dialogical approach. The work constitutes in instrumental workshops to teachers of high school on topics of Modern Physics, in particular the theme photoelectric effect, with the aid of software of the platform PhET. As a final product of this work, we intend to obtain a didactic sequence that can be used in the Teaching of Modern Physics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/07/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletromagnetismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Título: dc.title | Utilização das tecnologias da informação (TI's) para o ensino de física moderna no ensino médio. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: